DestaqueSanta Maria

164 ANOS. Fantinel homenageia Santa Maria no Grande Expediente desta quinta, 19, na Assembleia

Deputado usou espaço nobre do parlamento do RS para lembrar o aniversário

Fantinel homenageia Santa Maria pelo aniversário de 164 anos, no Grande Expediente do parlamento (foto Paulo Garcia/ALRS)

Por Olga Arnt / Da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Os 164 anos do município de Santa Maria foram lembrados hoje (19) no Grande Expediente da Assembleia Legislativa pelo deputado Beto Fantinel (MDB). O parlamentar, que aos 16 anos foi estudar na cidade da região central do Rio Grande do Sul, enfatizou aspectos da formação histórica da localidade e suas principais características sociais e econômicas. “Tenho a honra de homenagear essa terra que me adotou, acolheu e abraçou, assim como faz todos os anos com centenas de jovens que vão para suas universidades ou quartéis”, declarou.

Berço da primeira universidade pública do interior do Brasil (Universidade Federal de Santa Maria), o município se constitui num polo de educação, com diversas instituições de ensino superior, que, na visão do parlamentar, colocam o município na rota da inovação. É também um polo de saúde e referência para toda a região. “Procedimentos de relevância no país são feitos em Santa Maria aplicando pesquisa e tecnologia desenvolvida pela nossa gente para melhorar a vida de milhares de pacientes”, frisou, ressaltando a trajetória do médico e pesquisador  Waldir Pereira, pioneiro na cura da leucemia no Brasil e fundador do Serviço  de Oncologia e Hematologia no município nos anos 1980.

Fantinel lembrou ainda que a presença das Forças Armadas tornam Santa Maria um polo militar, que abriga o segundo maior contingente do país.  “Sempre atenta às questões da sociedade, possuem (as forças armadas) cooperação com o desenvolvimento e o bem-estar social, com a vida, com os valores de uma pátria forte, justa e independente.  Sem esquecer que as forças armadas representam oportunidade para muitos e da mesma forma para o desenvolvimento desta terra”, apontou.

Por fim, o orador salientou que o município é também polo cultural e gastronômico. Conhecida como terra da Maria Fumaça, conquistou a Estação Férrea Gare em 1885 e o Theatro Treze de Maio em 1890, dois marcos no seu desenvolvimento cultural, que desaguou no Distrito Criativo, “projeto para o centro de Santa Maria impulsionar e transformar os arredores por meio da economia criativa, da gastronomia, do lazer, da tecnologia e da educação”.

O parlamentar citou também o título de Capital do Xis, não menos importante, segundo ele, e muito bem aceito pelos santa-marienses. “Somos polos em diferentes âmbitos de conhecimento. Somos a terra da diversidade cultural e religiosa, somos a terra da Romaria da Mãe Medianeira. Somos parte de tudo aquilo que um dia Mariano da Rocha inspirou, mas também a marca dos que aqui viveram- das Marias, do Joãos, dos militares, dos ferroviários, dos funcionários públicos e tantos outros que deixaram um pouco de si.  Somos sonhos de diversos moradores conterrâneos ou aventureiros que a esta terra se aquerenciaram”, finalizou.

Somaram-se à homenagem por meio de apartes a deputada Luciana Genro (PSOL) e os deputados Mateus Wesp (PSDB), Guiseppe Riesgo (NOVO), Juvir Costella (MDB) e Dr. Thiago Duarte (União).

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Abaixo, você confere a íntegra do discurso do deputado:

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo