DestaqueSanta Maria

CÂMARA. Tradicionais títulos de benemerência entregues em Sessão Solene com muita emoção

Homenagem a Liliane Duarte, Gustavo Jobim, Pedro Aguirre e Paulo Denardin

Aguirre, Jobim, Liliane e Denardin: os quatro homenageados na mais importante das sessões solenes do Legislativo de Santa Maria

Por Clarissa Lovatto (com fotos de Guilherme Superti e Yorhan Rodrigues) / Da Câmara de Vereadores

Em Sessão Solene no final da tarde desta quarta-feira (25), a Câmara de Vereadores fez a entrega dos Títulos de Benemerência a Liliane Mello Duarte, Gustavo Jobim, Pedro Lecueder Aguirre e a outorga da distinção de Vereador Emérito a Paulo Airton Denardin. A mesa de honra foi composta pelo presidente do Legislativo, vereador Valdir Oliveira, pela desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Miriam Andréa da Graça Tondo; pelo deputado estadual Giuseppe Riesgo, pelo prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom; pelo prefeito de Quaraí, Jeferson Pires e pelo Major Souza Reis, representando o General de Divisão Sergio Luiz Tratz.

Vereador Emérito: Paulo Denardin, entre os edis Admar Pozzobom e Roberta Leitão

O ex-vereador Paulo Airton Denardin, com seis mandatos de vereador no Legislativo santa-mariense, recebeu a distinção de Vereador Emérito. Ao falar do homenageado, o vereador Admar Pozzobom fez um histórico da vida de Denardin, considerado “uma pessoa tão querida por todos nós”.  Lembrou a paixão do ex-vereador pelo futebol amador e a atuação destacada como líder comunitário e, posteriormente, como vereador e presidente da Câmara de Vereadores.

Fez referência ao fiel assessor de Denardin, Claudinho Cardoso, presente à solenidade. Admar registrou o trabalho do condecorado para melhorar a vida dos produtores rurais e no desenvolvimento de ações sociais a quem mais precisa. “Se tem alguém que faz jus a esse título é nosso querido Paulo Airton Denardin. Os pares desta Casa têm orgulho de conceder este título a ti”, declarou.

O Vereador Emérito agradeceu pelas palavras de coração pronunciadas pelo vereador Admar. “Este título representa o meu sétimo mandato. Me sinto muito lisonjeado pela oportunidade de estar na tribuna da Câmara”, ponderou. Denardin relembrou da trajetória de vida, iniciada na Vila Oliveira, e trechos da vida política-partidária. Citou as principais ações como presidente do Legislativo nos anos de 2004 e 2010.

Honra ao Mérito: Liliane Duarte, entre os vereadores Tubias Calil e Lorena Santos

A enfermeira, major reformada e ex-secretária de Saúde, Liliane Mello, recebeu o título de Honra ao Mérito. Essa condecoração é destinada à pessoa que houver praticado importante ato de renúncia, sacrifício ou solidariedade humana, em caso de calamidade pública ou em situação de perigo de pessoa humana.

Em seu discurso, o vereador Tubias Callil ressaltou que a Sessão Solene é uma oportunidade de homenagear pessoas com atuação destacada e diferenciada tal como Liliane.  Fez um relato da vida pessoal e profissional da homenageada, que possui seis especializações e, atualmente, é vice-presidente do Lar das Vovozinhas. “A Liliane se destacou em momento importante de Santa Maria no dia em que, como ela mesmo diz, colocou em prática tudo que estudou e aprendeu em vida: a tragédia na boate Kiss”, destacou, lembrando que, à época, a homenageada atuava no Hospital da Brigada Militar.

“Liliane entrou em ação e liderou dezenas de voluntários. Uma força absoluta. Quando todos ficaram sem ação, ela tirou forças para colocar todos no eixo e estruturou as ações. Uma mulher de fibra que foi despertar pessoas do choque e as colocarem ação”, comentou.  Agradeceu à homenageada por ter representado o Brasil na atuação durante e após a tragédia na boate Kiss.

Liliane Mello declarou que tem muito a agradecer a todos que fazem parte de sua vida e ao Legislativo pela homenagem. Observou que o mérito é de Santa Maria por ter enfrentado o caos durante a tragédia da Kiss. “Sou uma entre muitas pessoas com a missão de amenizar a dor”, enfatizou, acrescentando que a dor não pode ser esquecida para evitar que algo semelhante se repita. “O mundo precisa de amor, de cuidado e de pessoas com coragem”, observou, destacando que procura fazer de sua vida um caminho de pontes e de ajuda.

Cidadão Benemérito: Gustavo Jobim, entre os edis Givago Ribeiro e Alexandre Vargas

Antes da entrega do título do cidadão benemérito ao empresário Gustavo Jobim, os presentes à Sessão realizaram um minuto de silêncio em respeito à memória do pai de Jobim, Anencir Flores Jobim, que estaria de aniversário hoje. Em nome do Poder Legislativo, o vereador Givago Ribeiro destacou que o homenageado tem auxiliado a construir páginas de felicidade em Santa Maria.

“A homenagem é a todo teu trabalho e à equipe porque ninguém constrói nada sozinho”, observou, acrescentando que as ações de Gustavo Jobim auxiliam a melhorar a vida das pessoas, deixando legado por incentivo ao esporte, à cultura e à educação. Observou que a homenagem é destinada à pessoa que, por sua destacada atuação no meio social, cultural, político, haja prestado relevante serviço de interesse público ao município. Parabenizou Jobim pela grandiosidade dos empreendimentos e por ajudar Santa Maria a pensar mais alto e a construir legado com as pessoas. 

Ao se manifestar, Gustavo Jobim chamou a sua mãe, Alcione, a acompanhá-lo na tribuna durante o pronunciamento. Agradeceu ao Legislativo por terem o escolhido para receber a condecoração. “Obrigado por esta honra”, declarou, enfatizando a felicidade de receber a homenagem na data de 25 de maio, dia de aniversário do Padre Pio e do seu pai, Anencir Flores Jobim.

Cidadão Santa-mariense: Pedro Aguirre, entre os vereadores Manoel Badke e Luci Duartes

O título de cidadão santa-mariense foi entregue a Pedro Lecueder Aguirre, professor, ex-secretário municipal de Educação e ex-diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM. No pronunciamento em nome do Poder Legislativo, o vereador Manoel Badke destacou a trajetória de Pedro Aguirre, natural de Quaraí.

“É uma grande honra ser porta-voz da homenagem ao nosso agraciado”, comentou. Declarou que Pedro Aguirre construiu trajetória de vida e profissional marcadas pela lealdade, respeito ao próximo, determinação,  respeito ao próximo, proatividade e flexibilidade. “Santa Maria será eternamente agradecida pelo seu trabalho”, ressaltou. 

O homenageado agradeceu aos vereadores pela escolha do seu nome como cidadão santa-mariense. “As palavras se perdem, mas os gestos penetram na vida”, ponderou. Fez agradecimento especial à família, destacando que toda e qualquer decisão na vida começa e se movimenta dentro da família, núcleo maior da sociedade. Aguirre lembrou a relevância de cursos e seminários promovidos pelo Legislativo com visão pluralista e que procuravam analisar, discutir e construir sobre os novos rumos do Brasil. O título cidadão santa-mariense é conferido à pessoa natural de outro Município que, por sua atuação social, cultural, política, econômica e administrativa, haja prestado relevante serviço ao Município de Santa Maria.

A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 18.2 da TV aberta) e pode ser conferida na íntegra no YouTube (www.youtube.com/tvcamarasantamaria) – ou clicando logo abaixo.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo