ELEIÇÕES 2022. Em quatro meses, Brasil ganha mais de dois milhões de eleitores entre os 16 e 18 anos
Dados parciais do TSE mostram aumento de 47,2% na comparação com 2018

Reproduzido do Site do Correio do Povo / Com informações do TSE
Os dados parciais divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em sessão plenária nesta quinta-feira informam que entre janeiro e abril de 2022, o Brasil ganhou 2.042.817 eleitores entre 16 e 18 anos no período de janeiro a abril de 2021.
O número, conforme o presidente do TSE e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, representam aumento de 47,2% na comparação com igual período de 2018 para a faixa etária e crescimento de 57,4% na relação do público em 2014.
Segundo Fachin, a mobilização das pessoas de 16 a 18 anos foi maior em abril. No mês, foram registrados 991.415 novos aptos a votar. Em março, o número foi 89,7% menor (522.471). O prazo para emitir ou regularizar a situação do título de eleitor terminou nessa quarta-feira.
Para o ministro, os dados refletem uma maior mobilização da sociedade em ir às urnas no dia 2 de outubro e são fruto de ampla campanha do TSE para alcançar a parcela jovem da população. “Desta vez o que vimos foi a sociedade brasileira mobilizada pela democracia”, afirmou.
Fachin ressaltou que os dados até o momento são parciais, pois agora a Justiça Eleitoral inicia o processo de processamento e resposta das solicitações eleitorais para posterior divulgação em julho das estatísticas oficiais que irão demonstrar perfil brasileiro apto a votar.
Durante a sessão, Fachin fez um apelo em especial para a população acima dos 70 anos, que tem o voto facultativo. “Compareçam, exerçam seu direito de voto em 2 de outubro. Não deixem de fazer valer a sua vontade pelo voto”, destacou. Segundo o presidente do TSE, o processo eleitoral está apenas começando e até o momento tem ocorrido “em ordem, paz e segurança”.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.