ELEIÇÕES 2022. Trocão gaúcho para BRs, festerês pré-eleitorais, Manuela e o problemão, porco assado…
MDB e Gabriel e Sartori. Ah, e Leite? E ainda Esquerda e Senado, regabofes...
Por Claudemir Pereira / Editor do Site
* O grande tema do momento, na discussão pré-eleitoral, foi o comunicado tornado PÚBLICO na sexta, de que Manuela D’Ávila, do PC do B, por decisão pessoal, está fora do pleito.
* É, sim, um problemão para a esquerda, pois a militante era nome consolidado e, até o momento, a única capaz de fazer frente ao lado destro da política gaúcha, na disputa por vaga ao Senado.
* Nos levantamentos disponíveis, Manuela estava em empate técnico com o general Hamilton Mourão (Republicanos) e à frente, por exemplo, de Ana Amélia Lemos (PSD).
* E agora? Nas consultas feitas pelo escriba, o que já tem sido noticiado na mídia tradicional, somente outro grandão poderia substituir a comunista do B.
* Inclusive, como disse um arguto observador, há risco de desmilinguir-se, por (des)atração, até mesmo a postulação de Edegar Pretto ao Piratini, petista que é o nome também de PC do B e PV.
* E quem poderia ocupar o lugar? Fala-se (e escreve-se) em Tarso Genro. No momento inamovível na sua posição de não concorrer, mas que poderia ser convencido por Lula.
* Bueno, se for isso, não será por falta de papo. Afinal, o pré-candidato presidencial estará aqui na quarta e quinta. E, por certo, tempo para um trololó não faltará. O jeito é aguardar.
* Enquanto isso, no MDB, a questão é outra. Como fazer decolar a candidatura de Gabriel Souza, se um dos parceiros (faaaaz tempo isso, mas…), Eduardo Leite pode virar adversário?
* Sim, são cada vez mais fortes os indícios de que o ex-governador voltará à lida, como candidato (algo que negara) ao Piratini.
* É o que querem os tucanos. Entre eles o próprio prefeito Jorge Pozzobom, como declarou em entrevista a este repórter, na coluna publicada no final de semana, no Diário.
* Como fica Gabriel? Aparentemente, no mesmo lugar e candidato – confiando inclusive que José Ivo Sartori decida concorrer ao Senado, o que fortaleceria a causa emedebista.
* Por enquanto, o que está marcado é o pré-lançamento oficial da candidatura gabrielana, previsto para 2 de julho. Sim, dentro de 32 dias.
* Já esteve mais difícil, mas continua nada fácil o Piratini emplacar na AL a aprovação do projeto que transfere R$ 491 milhões das burras estaduais para o DNIT consertar BRs no RS.
* Ainda que não seja uma posição unânime, a Federação das Associações de Municípios (Famurs) resolveu APOIAR a proposta que tramita no Legislativo.
* O otimismo voltou ao governo. Tanto que já cogitaria (algo a ser confirmado nesta semana) retomar o pedido de urgência para a votação do projeto. Melhor aguardar para conferir.
* Giuseppe Riesgo, Roberto Fantinel, Ewerton Falk. São três (sim, há outros) dos nomes que, associados a candidatos ao governo, fizeram seu festerê de pré-lançamento de candidaturas.
* Mas esse tipo de evento é cada vez mais comum. E nem se está falando aqui do niver do Prefeito Jorge Pozzobom, acontecido neste domingo.
* O próximo, pelo menos entre os que chegaram ao conhecimento do escriba, acontece no dia 10, a partir das 8 da noite, no Clube Comercial.
* Com direito a jantar e festa com música dos anos 80, 90 e 2000, haverá o regabofe de pré-lançamento da candidatura a deputado estadual de Paulo Ricardo, do PSB.
* Claro que, inclusive porque a lei não permite diferente, é por adesão e ela tem preço. No caso do socialista, tudinho vai custar… 10 mirréis. Só. Uau.
* Pra fechar, outro ágapE. Este acontece já no próximo final de semana, 4 e 5 de junho. É a 3ª Festa do Porongo e do Porco Assado, em Arroio do Só.
* O regabofe que tem um punhado de atrações extras acontece no espaço anexo à Igreja São João Batista. Para saber mais, confira AQUI.
‘iPhone, iPhone meu, há alguém mais antipatico do que eu?’