Por Rodrigo Ricordi / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
Desde esta terça-feira (10), quem passar pela Feira do Livro terá mais uma atração diferenciada. Além dos livreiros e intervenções artísticas, o Trenzinho da Leitura recebe o público com muitos contos de histórias, comandados pela Companhia Armazém.
A atividade vai ficar até este sábado (14) na Feira do Livro, na Praça Saldanha Marinho, das 14h às 17h (nos dias de semana), e das 11h às 13h e das 15h às 17h (aos sábados). A ação faz parte do projeto “Um Trem de Histórias”, financiado pela Lei de incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC-SM).
Segundo a secretária de Cultura, Rose Carneiro, a atividade não vai circular pelas ruas. O passeio do trenzinho previsto para o período da Feira do Livro foi cancelado por motivos técnicos. A dinâmica é que os personagens comandados pelo Vô Venâncio, interpretado pelo ator Ricardo Paim, vão interagir com os passageiros do trem contando histórias e cantando músicas. Também será oferecida a oportunidade de o público ler trechos de livros.
“O passeio será por meio dos livros e dos contadores de histórias, que vão poder levar a criançada por muitos lugares. É uma atividade que faz parte de um projeto muito legal que é o “Um Trem de Histórias” e, com certeza, vai encantar a todos que participarem das atividades”, afirma a secretária.
Fabiana Rigue, professora de matemática do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, resolveu, juntamente com outras professoras, trocar a sala de aula pela Praça Saldanha Marinho. Ela levou alunos do 7º ano do Ensino Fundamental para que eles pudessem interagir com a cultura de uma forma mais livre e lúdica.
“Não tinha trazido os alunos ainda esse ano, depois da pandemia. Acho ótimo essa integração. Cultura é aprendizado. Eles podem interagir entre eles de uma forma diferente, ainda mais fora da sala. E a Feira do Livro é uma oportunidade dessa integração”, comentou a professora.
A programação completa da 49ª edição da Feira do Livro de Santa Maria pode ser conferida AQUI.
A Feira do Livro de Santa Maria é realizada pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; Câmara do Livro; CESMA; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Franciscana UFN e Universidade Federal de Santa Maria UFSM. A produção cultural é de Denise Copetti. Incentivo Cultural por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria: UNIMED, Clínica Viver, Eny Calçados e Rede Vivo Supermercados. Apoio da Gráfica e Editora Pallotti. Patrocínio: CORSAN – Evoluir nos define. Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.