Artigos

A valorização e o reconhecimento do empreendedor – por Paulinho Salerno

Restinga Seca: “uma cidade empreendedora e com coragem para ir à luta”

O dia a dia apresenta muitos desafios diários, não apenas na administração pública, mas principalmente para as pessoas que fazem o cotidiano do município. Enquanto gestores, somos responsáveis pela manutenção dos negócios locais, seja qual for o seu tamanho.

Damos todo o suporte aos empreendedores, para que estes possam estar menos preocupados com a questão burocrática do empreendedorismo e possam estar mais centrados em dar seu melhor à frente das empresas, colocando a mão na massa, de fato. Não acompanhamos diariamente, mas estamos cientes de que os desafios são tão grandes quanto na gestão pública.

É preciso reconhecer que estas pessoas que saem de casa todos os dias, tendo metas, objetivos e obrigações para com suas equipes são extremamente corajosas. A coragem, aliás, é uma das principais virtudes que o empreendedor possui e isto é admirável. Temos exemplos em nosso município de pessoas que começaram no quintal ou na garagem de casa e hoje já podem ser considerados empreendedores de sucesso, com grandes equipes e também filiais, o que nos deixa muito felizes. A gestão de equipes, aliás, sabemos bem como é também um desafio, por isso o espírito de liderança é, também, uma das qualidades inerentes ao empreendedor.

Neste mês de junho, que chega ao fim, fizemos o reconhecimento de homens e mulheres que se propuseram ao desafio diário de serem gestores e gestoras em negócios locais, de diversos setores, diversos portes e diversas áreas de atuação, através do Prêmio de Responsabilidade Fiscal. É uma maneira de dizer muito obrigado a quem faz a engrenagem da sociedade girar, nas indústrias, no comércio, na prestação de serviços e também na produção rural, com a agricultura e a pecuária.

A economia local só existe porque estas pessoas ou seus antecessores um dia foram corajosos em dar o primeiro passo e abrir um negócio e sabemos que manter uma empresa aberta é um “malabarismo” diário, por todos os fatores aqui citados e outras variáveis que se apresentam com o comportamento individual ou coletivo e, por que não, climático, no caso daqueles que trabalham na lida do campo.

Acompanhando e incentivando os negócios locais podemos ver seu crescimento e também podemos reconhecer sua importância e também o potencial de boas ideias quando elas surgem. Pelos mais de trezentos atendimentos que se apresentam mensalmente em nossa Estação do Empreendedor, na abertura de novos MEIs e no suporte aos já existentes, podemos sim afirmar que temos uma cidade empreendedora e, portanto, uma cidade com coragem para ir à luta.

(*) Paulinho Salerno é prefeito municipal de Restinga Sêca e presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Ele escreve no site às quintas-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo