CÂMARA. “Seria bom ter mais tempo de recreio”, reivindica vereador mirim ao estrear no Legislativo
Samuel Milani ainda pediu conserto de quadra coberta que está interditada
Por Maiquel Rosauro
Um novo vereador estreou no Legislativo de Santa Maria, na quinta-feira (9). E bota novo nisso. Ele tem apenas 11 anos. Trata-se do estudante Samuel Pedron Milani, aluno do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chácara das Flores, que marcou o início do Programa Vereador Mirim.
Samuel foi eleito como representante de sua escola, o que incluiu debates e uma eleição. No Parlamento, ele teve um dia de vereador, com direito a entrevista ao vivo na TV Câmara e discurso na tribuna.
Ao ser questionado pelo jornalista Mateus Azevedo sobre estrear o Programa Vereador Mirim, ele foi sincero na resposta.
“É legal, mas dá um pouco de nervosismo”, disse Samuel.
Antes de iniciar a sessão, o presidente do Legislativo, Valdir Oliveira (PT), convocou o jovem para discursar na tribuna. O nervosismo inicial logo ficou no passado. O guri mandou bem no discurso.
“Nossa escola tem uma quadra coberta que está interditada há mais de dois anos, pois uma viga da quadra caiu e isso prejudica muito nosso aprendizado. Perdemos a oportunidade de fazer Educação Física nos dias de chuva”, disse o jovem ao solicitar o conserto da quadra.
Samuel também pediu o calçamento da Rua La Paz, em frente à escola, que fica cheia de barro em dias de chuva e não possui calçada para pedestres. Ele ainda solicitou mais bancos para poder usufruir na hora do recreio e fez uma ressalva.
“Também seria bom ter mais tempo de recreio, afinal o recreio sempre é bom”, destacou o vereador mirim.
Após o discurso (clique abaixo para conferir), o jovem posou para fotos com todos os 21 vereadores e recebeu um certificado de participação.
O Programa Vereador Mirim é regulado pela Resolução Legislativa 2/2022 e visa aproximar o Parlamento dos estudantes da rede municipal, além de estimular a cidadania e a participação política entre os jovens. A partir de agora, uma vez por semana, antes da sessão, haverá a participação de um estudante eleito nas escolas do Município.
Tem vocação. Aposto que os edis, que fazem quase nada, concordam.