DestaqueSanta Maria

CÂMARA. “Seria bom ter mais tempo de recreio”, reivindica vereador mirim ao estrear no Legislativo

Samuel Milani ainda pediu conserto de quadra coberta que está interditada

É legal, mas dá um pouco de nervosismo”, disse Samuel, 11 anos, ao estrear o “Vereador Mirim” (Foto Yorhan Rodrigues/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

Um novo vereador estreou no Legislativo de Santa Maria, na quinta-feira (9). E bota novo nisso. Ele tem apenas 11 anos. Trata-se do estudante Samuel Pedron Milani, aluno do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chácara das Flores, que marcou o início do Programa Vereador Mirim.

Samuel foi eleito como representante de sua escola, o que incluiu debates e uma eleição. No Parlamento, ele teve um dia de vereador, com direito a entrevista ao vivo na TV Câmara e discurso na tribuna.

Ao ser questionado pelo jornalista Mateus Azevedo sobre estrear o Programa Vereador Mirim, ele foi sincero na resposta.

“É legal, mas dá um pouco de nervosismo”, disse Samuel.

Antes de iniciar a sessão, o presidente do Legislativo, Valdir Oliveira (PT), convocou o jovem para discursar na tribuna. O nervosismo inicial logo ficou no passado. O guri mandou bem no discurso.

“Nossa escola tem uma quadra coberta que está interditada há mais de dois anos, pois uma viga da quadra caiu e isso prejudica muito nosso aprendizado. Perdemos a oportunidade de fazer Educação Física nos dias de chuva”, disse o jovem ao solicitar o conserto da quadra.

Samuel também pediu o calçamento da Rua La Paz, em frente à escola, que fica cheia de barro em dias de chuva e não possui calçada para pedestres. Ele ainda solicitou mais bancos para poder usufruir na hora do recreio e fez uma ressalva.

“Também seria bom ter mais tempo de recreio, afinal o recreio sempre é bom”, destacou o vereador mirim.

Após o discurso (clique abaixo para conferir), o jovem posou para fotos com todos os 21 vereadores e recebeu um certificado de participação.

O Programa Vereador Mirim é regulado pela Resolução Legislativa 2/2022 e visa aproximar o Parlamento dos estudantes da rede municipal, além de estimular a cidadania e a participação política entre os jovens. A partir de agora, uma vez por semana, antes da sessão, haverá a participação de um estudante eleito nas escolas do Município.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo