DestaqueSanta Maria

CIDADE. Em encontro com ciclistas e empresários do setor, Prefeitura estuda a instalação de ciclofaixas

Sem prazo definido, município anuncia intenção de implantar vias específicas

Em reunião com ciclistas, empresários e edil, Pozzobom anunciou intenção de implantar ciclovias (Foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Por Rodrigo Ricordi / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A bicicleta é um dos meios de locomoção mais utilizados por trabalhadores no município, além de ser uma atividade saudável e recreativa. Foi pensando nisso que o prefeito Jorge Pozzobom convocou uma reunião com representantes de instituições, empresários, ciclistas e Poder Legislativo para iniciar um diálogo sobre a possibilidade de instalar ciclovias e ciclofaixas em Santa Maria.

O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (21), no Gabinete do Prefeito, e contou com a participação do vice-prefeito, Rodrigo Decimo, do secretário de Esporte e Lazer Gilvan Ribeiro, do gerente de projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Camilo, do vereador Admar Pozzobom (PSDB), além de integrantes de grupos de ciclistas e empresários do ramo de ciclismo.

Durante a reunião, Jorge Pozzobom explicou que o encontro é o primeiro passo para um debate público sobre a implementação de ciclovias e ciclofaixas em ruas e avenidas do Município com o intuito de atender à demanda de segurança e espaço para quem utiliza a bicicleta como meio de locomoção, esporte ou entretenimento.

“Queremos fazer a ciclofaixa que liga os diversos pontos e limites do Município. Estamos propondo o debate com quem está interessado, com os que andam de bicicleta. Vamos ouvir e desenvolver esse projeto com o que tiver de melhor para promover segurança aos nossos ciclistas”, afirma o prefeito.

O secretário Gilvan Ribeiro corroborou com a intenção e destacou a importância de valorizar as mais diversas modalidades de esporte. Para ele, o ciclismo é uma modalidade que traz consigo outros elementos sociais como meio ambiente, cultura e economia.

“Vamos ouvir as pessoas que estão pedalando, saber onde estão as dificuldades. O ciclismo inclui e tem um número significativo de adeptos em nossa cidade. Nossa pasta está à disposição para colaborar na construção desse projeto”, ressalta o secretário.

Entre os pontos levantados pelos participantes a serem levados em conta na elaboração do projeto estão a ligação de bairros com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), avaliar em quais vias seria interessante a implementação, instalação de bicicletários, campanhas de conscientização e de respeito à prática do ciclismo, eventos teste de bloqueio parcial de avenidas em finais de semanas e feriados e inclusão de eventos de bicicleta no calendário oficial do Município. Outros encontros devem ser realizados nos próximos meses para aprofundar o debate até a elaboração do projeto a ser licitado sem data prevista.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Tudo muito bonito. Porem, se c@g@r o transito por conta de meia duzia de gatos pingados que gostam de andar de bike vai ouvir. Sera lembrado na hora da eleição também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo