Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna desta sexta, um exército de militantes à disposição dos partidos para a campanha

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta sexta-feira, 29 de janeiro, no jornal A Razão:

Maiores seguem os mesmos, inclusive no percentual sobre o total (à esquerda, na tabela)
Maiores seguem os mesmos, inclusive no percentual sobre o total (à direita, na tabela)

Estabilidade no exército de militantes partidários

O leitor já está “careca” de saber a opinião do escriba: são fatores fundamentais para uma vitória eleitoral a capacidade de angariar recursos econômicos e a quantidade de militantes ativos. Como troco anda em falta, e não há indícios de que isto mude (exceto pela presença de recursos do chamado Fundo Partidário), cresce a importância da participação dos aficionados.

Formalmente, aliás, não é artigo em falta. Afinal, conforme dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral, atualizados em dezembro, são 26.034 os santa-marienses filiados a um partido.  Um exército e tanto. Que, inclusive, mostra a força de algumas siglas e que podem fazer a diferença, na hora do “vamos ver”.

Os maiores continuam a ser, pela ordem, PT, PMDB, PP, PDT, PTB e PSDB. Vindo, na sequência, num escalão abaixo, DEM, PSB, PSD e PR. Tendem a ser protagonistas. Exceto se março trouxer alguma surpresa, com a “janela da traição” prevista pela minirreforma eleitoral.

LONGE DA KISS

Políticos, exceto por respeitadas manifestações individuais nas redes sociais (e ainda assim, poucos), ficaram afastados dos atos que marcaram os três anos decorridos da tragédia da boate Kiss. Fizeram bem. Foram prudentes. Não é hora de misturar a dor de muitos com o oportunismo (que é como, provavelmente, seria encarado) de outros.

MOMENTO DE OUVIR

Pré-candidatos a prefeito (e também a vereador, até em maior escala, ainda que menor visibilidade) usam período de relativa folga ouvindo aliados e elaborando planos para o futuro próximo. Entenda-se esse prazo como março, mês que todos consideram vital para determinar as alianças estratégicas visando outubro.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo