DestaqueSaúde

COVID-19. Segunda dose de reforço da vacina é ampliada para pessoas a partir de 45 anos em SM

Ação será neste sábado, 25, conforme organização das equipes da Prefeitura

Ações de imunização acontecem sob a coordenação da secretaria de Saúde do município (Foto Alex Caceres/Prefeitura)

Da Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal

A população deve ficar atenta ao novo público que passa a ser contemplado para receber a dose de reforço contra a Covid-19. A Secretaria Estadual da Saúde definiu junto aos municípios ampliar a faixa etária para a segunda vacina. Em Santa Maria, em função do quantitativo de doses disponíveis e da organização das equipes, a idade mínima para receber o segundo reforço é a partir dos 45 anos.

Sendo assim, neste sábado (25), das 8h ao meio-dia, pessoas de 18 anos ou mais que receberam duas doses da vacina Janssen até 25/02/2022 podem receber a 3ª dose. Também serão vacinadas pessoas de 18 anos ou mais que receberam uma dose da Janssen e outra dose de qualquer laboratório até 25/02/2022 (3ª dose). A ação também contempla outros grupos. 

ACESSE AQUI A AGENDA DE VACINAÇÃO ANTICOVID DESTA SEMANA EM SANTA MARIA

A recomendação, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, é que a imunização seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, após o intervalo de quatro meses da aplicação do primeiro reforço. 

A Prefeitura de Santa Maria está atendendo a recomendação do governo do Estado, uma vez que o avanço nas idades varia de município para município de acordo com a disponibilidade de doses. Neste momento, a Secretaria Estadual de Saúde dispõe de estoque de vacinas para atender aos municípios que fizeram a solicitação, além de manter a vacinação dos demais grupos de acordo com os esquemas preconizados.

Nova recomendação da Janssen

Quem iniciou o esquema vacinal com a dose única da Janssen (esquema primário de dose única) também deverá reforçar a proteção contra o vírus. Em novembro de 2021, já havia sido recomendada um primeiro reforço para esse público, que deveria ocorrer dois meses após a dose inicial única e poderia ser com os imunizantes da Janssen, Pfizer ou AstraZeneca. Agora, essas pessoas (independentemente da idade) podem realizar um segundo reforço, com o intervalo de quatro meses do primeiro reforço. Quem tem 40 anos ou mais, deve ainda fazer um novo reforço (terceiro reforço ou, no caso da Janssen, a quarta dose). Não há alteração no esquema para quem recebeu Janssen como alguma dose de reforço. Porém, ainda nesta semana, em Santa Maria, a ação se dará para quem tem 45 anos ou mais.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo