DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. Sindicato dos Professores Municipais saúda chromebooks, mas clama por hora-atividade

Entidade docente festeja recebimento de 1.515 equipamentos, mas vai além

Por Paulo André Dutra / Da Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm)

O Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria saúda o recebimento de 1.515 chromebooks, entregues aos docentes municipais pela Prefeitura Municipal. O ato simbólico aconteceu durante a 4ª Parada da Rede nesta quarta-feira (29), momento de formação em que é reunida a totalidade dos professores, bem como os demais trabalhadores da educação. A informatização é um passo importante para a qualificação do ensino, e a disponibilização de tais ferramentas deve ser reconhecida como um avanço.

Utilizar novos e modernos equipamentos abre um leque de oportunidades para a educação de Santa Maria, na mesma medida que traz responsabilidades aos professores: devemos (e queremos) fazer mais e melhor. Mas quando? Que horário sobra aos professores municipais para fazer uso da Chromebook?

A imensa maioria da categoria trabalha com toda a sua carga-horária frente a aluno. Planejar, participar de formações, registrar trabalho, compartilhar experiências com os colegas deveria ser feito na chamada hora-atividade. Segundo a Lei do Piso Nacional, um terço da carga horária do professor deveria ser reservada para as atividades extraclasse, com dois terços frente a aluno. Essa distribuição nem de longe é respeitada na rede municipal de Santa Maria. Teremos que exacerbar ainda mais a nossa carga-horária para fazer o uso adequado do Chromebook?

Não é aceitável, em julho de 2022, os professores municipais precisarem fazer reuniões em meio aos alunos, ou fora do horário, ou – ainda pior – não ter planejamento.

Por isso, durante esta Parada da Rede, o Sinprosm distribuiu à categoria adesivos de peito com a inscrição HORA-ATIVIDADE JÁ e exibiu faixas reivindicando o respeito a esse direito. Continuaremos na luta pelo cumprimento da Lei do Piso, o que foi reforçado junto ao prefeito Jorge Pozzobom, presente ao evento.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo