Por Lucas Senna
Com base de jogadores própria, Os Gladiators levam uma filosofia de representar a cidade de Joinville com jogadores naturais da cidade. Eles chegam à Conferência Sul da Liga BFA com o objetivo de mostrar que um projeto local pode, sim, alcançar o sucesso.
O Joinville Gladiators, fundado em 2008, viveu seus tempos áureos no fim da década de 2000 e início da década de 2010, quando a equipe conquistou o tricampeonato consecutivo do Campeonato Catarinense de Futebol Americano, em 2009, 2010 e 2011.
Os “Glads”, como são carinhosamente conhecidos, tiveram que passar por um período de reconstrução após a série de títulos. A mudança na comissão técnica em 2013 trouxe um momento conturbado, mas que foi superado com garra e dedicação, levando a medalha de prata do campeonato estadual para Joinville no ano seguinte.
A última competição que o Joinville Gladiators participou foi o Campeonato Catarinense de Futebol Americano ainda em 2019. A equipe dos Glads não foi bem, ficando na última colocação do Grupo A, com derrotas para o Timbó Rex, Black Hawks e Blumenau Vikings.
Durante a pandemia, os Gladiators passaram por uma série de dificuldades, porém, Marcelo Roberto da Silveira, presidente da agremiação, se manteve positivo apesar das perdas de atletas. Ele entende as dificuldades familiares e de emprego daqueles que deixaram a equipe mas também se demonstrou contente em conseguir manter um grupo de 35 atletas ligados ao Joinville Gladiators.
Ainda na pandemia a equipe dos Glads acertou uma parceria com o Joinville Esporte Clube, tornando-se assim JEC Gladiators. Essa parceria busca maior visibilidade para os dois clubes em território nacional e não tem fins financeiros.
No percorrer desses dois anos, o Gladiators buscou manter os jogadores ativos através de treinamentos individuais diretamente de suas casas, envio de “playbooks”, entre outras formas. De acordo com Silveira, não há muito como prever como a equipe se sairá diante de seus adversários, pois muitos dos adversários não entraram em campo em partidas oficiais ainda, em função da não realização do Campeonato Catarinense de 2022.
Por fim, o presidente almeja um retorno positivo dos Gladiators à conferência sul da Liga BFA. “Estamos com boas expectativas, estamos bem ansiosos para ver o que vai acontecer em campo, por que ainda estamos às cegas quanto aos outros times, não temos históricos de jogos. Porém, estamos tentando nos aproveitar do Paranaense, já que dos times de Santa Catarina não temos um histórico para poder estudar. Sabemos que estamos bem, com uma perspectiva boa, que existem as chances da gente avançar de fase e vamos trabalhar para isso acontecer”.
A partida de estreia do Joinville Gladiators na conferência sul da Liga BFA ocorre dia 18 de junho às 14 horas diante do Moon Howlers, de São José dos Pinhais, no Paraná.
LEIA TAMBÉM:
“FUTEBOL AMERICANO. Site fará ampla cobertura da Conferência Sul da Liga BFA. “Soldiers” presentes!” (AQUI)
“FUTEBOL AMERICANO. Atual vice, T-Rex pretende passear pela Região Sul para buscar um novo título” (AQUI)
“FUTEBOL AMERICANO. Novato, mas com elenco experiente, ‘Almirantes’ quer surpreender na BFA” (AQUI)
Claudemir com P. prestigiando o ‘colonialismo’ ianque.