DestaqueEsporte

FUTEBOL AMERICANO. Novato, mas com elenco experiente, ‘Almirantes’ quer surpreender na BFA

Time de Itajaí estreia justamente contra atual campeão. Mas não se assusta

O Almirantes, de Itajaí, é uma das onze equipes que irá disputar a Conferência Sul do torneio nacional (Foto Almirantes/Reprodução)

Por Pedro Pereira

Eles têm pouco tempo de treino mas a garra necessária para estar com os maiores da região. O Itajaí Almirantes reforçou seu elenco durante o primeiro semestre de 2022 e chega à Conferência Sul da Liga BFA com o objetivo de mostrar que Santa Catarina tem mais a apresentar do que apenas o preto e vermelho do Timbó Rex (bicampeão brasileiro e favorito ao título do grupo regional).

Em 2019, depois de não conseguir passar da fase de grupos do Campeonato Catarinense de Futebol Americano, o então representante do município no Estado, Itajaí Dockers, encerrou suas atividades. Dessa forma, o diretor da equipe, que havia assumido temporariamente o cargo, Flamarion de Bona Sartor, resolveu unir remanescentes do extinto time e um outro projeto que fazia parte para idealizar uma nova equipe de futebol americano para a cidade – o Almirantes.

O projeto que Sartor, agora presidente do Itajaí Almirantes, participava, era o desenvolvimento de uma equipe de flag football (modalidade derivada do futebol americano, mas com menos contato físico) para crianças em parceria com o Clube Náutico Almirante Barroso, de futebol. Pela proximidade do flag com o tradicional esporte da bola oval e o conhecimento da existência de um cenário catarinense, tornou-se viável a expansão da parceria para formar uma nova equipe de full pads (modalidade que tem o uso dos equipamentos de proteção) em junho de 2019.

Sobre a escolha do nome, o idealizador do projeto explica que a outra opção não era das melhores. “Como a gente tinha uma parceria com o Clube Náutico Almirante Barroso, ou seria Itajaí Barroso ou Itajaí Almirantes. Itajaí Barroso não ficaria muito bom”, contou o presidente em meio a risadas.

Quatro meses de treino presencial será o suficiente para desbancar os gigantes do Sul? (Foto Almirantes/Reprodução)

Já em seu primeiro ano de existência, o Itajaí Almirantes conquistou o título da VII Copa Sul ao vencer o Blumenau Vikings da grande final do torneio disputada em dezembro de 2019. Porém, ainda que tenham finalizado o ano de estreia em boa fase, devido a pandemia da Covid-19, todas as práticas do futebol americano em solo nacional foram interrompidas durante 2020 e 2021.

Nesses dois anos, o Almirantes focou em manter os jogadores ativos por meio de treinamentos individuais e realizar campanhas sociais na cidade, a fim de ajudar os mais necessitados e propagar os ideais de um projeto social do qual surgiu. De acordo com Sartor, voltaram a treinar presencialmente apenas em fevereiro de 2022 pois, diferentemente das competições do Rio Grande do Sul e do Paraná, o Campeonato Catarinense não retornou em 2022. Ou seja, as equipes de Santa Catarina não disputam uma partida oficial de futebol americano desde antes da pandemia.

À vista disso, o presidente projeta que o retorno dos Almirantes em campo seja bater de frente com os gigantes da Região Sul.“A nossa intenção é tentar, com o pouco tempo de treino que a gente teve com o elenco, competir com os times mais experientes da BFA. Vamos pegar o Timbó Rex, que é cinco vezes campeão da Conferência Sul; o Jaraguá Breakers, que já tem oito anos de futebol americano e muitos anos de BFA; o Venâncio Aires Bulldogs, que, em 2019, foi o vice-campeão do Rio Grande do Sul. A gente vai tentar nos nivelar. Jogar de igual para igual. Vamos conseguir? Não sei. É uma incógnita. Vamos tentar? É nosso objetivo.”

O primeiro confronto do Itajaí Almirantes na Liga BFA é contra seu rival estadual, Timbó Rex, neste domingo, 12 de junho, no Complexo Esportivo de Timbó, às 14h30.

LEIA TAMBÉM:

FUTEBOL AMERICANO. Site fará ampla cobertura da Conferência Sul da Liga BFA. “Soldiers” presentes!” (AQUI)

“FUTEBOL AMERICANO. Atual vice, T-Rex pretende passear pela Região Sul para buscar um novo título” (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo