CulturaDestaque

ARTE. Realidade lúdica e belicosa, primeira mostra de Paulo Chagas chega neste mês, a partir do dia 9 

Exposição seguirá até final de julho, na sala Monet, do Monet Plaza Shopping

Sim, é aí a primeira mostra individual do artista. E ela ficará disponível para visitação até dia 30 de julho, no Monet Plaza Shopping

Com texto e fotos de Divulgação

Pode parecer algo corriqueiro fazer uma exposição em um espaço público oficial (como uma sala de museu). Não para Paulo Chagas, 59 anos, que realizará sua primeira (sim, primeira!) mostra individual dia 9 de julho.

Pintando desde 1998, época em que morava em Porto Alegre, a prática era recorrente. A arte de Chagas costumava ser levada, até então, em espaços como bares. A coisa mudou quando ele veio morar em Santa Maria, em 2002. A nova rotina de trabalho absorvia sua total atenção até 2015.

Neste período, ilustrou muito e pintou esporadicamente até quando aconteceu de uma epidemia mundial aterrissar no planeta. Com o isolamento e a prática do home office, o artista percebeu que era chegado o momento de aproveitar o tempo disponível para fazer um resgate criativo de sua produção.

Em 2021, realizou uma exposição virtual no Espaço Arttere. Nos últimos anos, também expôs em feiras e eventos culturais. O trabalho seguiu adiante e, de lá pra cá, muita produção, cansaço e a vontade de fazer uma mostra para apresentar um pouco desse esforço.

Na exposição “Realidade Lúdica e Belicosa”, estão incluídos todos os trabalhos do artista elaborados em 20 anos de Santa Maria e que ainda estão no acervo do estúdio pessoal. As obras mostram artes em tinta acrílica sobre tela e feitas sob influência de arte pop, quadrinhos, mundo lúdico, arte urbana e, mais recentemente, grafitte.

Quem é 

Natural do Maranhão e radicado no Rio Grande do Sul desde 1981, Paulo Chagas é artista autodidata com formação em jornalismo pela Unisinos. Tem como influências no seu trabalho as histórias em quadrinhos (Disney, Angeli, Hergé, Uderzo, Moebius e Pazienza), as plantas, a cidade, artistas como Monet e Van Gogh, desenhos animados e a música.

Atualmente é diagramador e ilustra também a coluna semanal de crônicas da Revista MIX do Diário de Santa Maria. Tem trabalhado com nanquin sobre papel, tinta acrílica sobre tela e registrado ideias também no campo da arte digital.

#Pop arte #Arte Urbana #Arte autoral #Quadrinhos #Graffite

O quê? – Realidade lúdica e belicosa

Exposição – Telas e desenhos, por Paulo Chagas

Abertura – 9 de julho das 18h às 21h

Quando – 9 a 30 de julho

Onde – Sala Monet, Monet Plaza Shopping

Instagram – @paulochagas63

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo