BASTIDORES. Denúncia contra Tony é rejeitada, turno único na campanha eleitoral e LDO 2023 é aprovada
Por unanimidade, vereadores recusaram a acusação feita por líder comunitário
![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2022/07/maiquel-maranhao.jpg)
Por Maiquel Rosauro
O vereador Tony Oliveira (Podemos) não será investigado por supostamente ter utilizado assessores de seu gabinete na faxina de um imóvel particular. Por unanimidade, na sessão desta quinta-feira (14), os parlamentares decidiram arquivar a denúncia protocolada pelo líder comunitário José Francisco da Silva, o Maranhão.
Tony se declarou impedido e não votou. A vereadora Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) esteve ausente em razão de atestado médico. De cadeira de rodas, Maranhão esteve na Câmara e, de longe, acompanhou parte da sessão.
Não deu
O vereador Ricardo Blattes (PT) tentou, mas não conseguiu derrubar a tradição do Legislativo de dar fim ao turno único durante o período eleitoral. Ele protocolou uma emenda que previa expediente das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira, mas que foi rejeitada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Desta forma, prevaleceu o texto do projeto de resolução legislativa que prevê expediente das 07h30min às 13h30min, entre 1º de agosto e 2 de outubro. Neste período, as sessões ocorrerão às 9h, nas terças e quintas.
O Parlamento também aprovou proposta que veda a propaganda eleitoral durante a campanha.
Recesso garantido
As férias de inverno dos vereadores de Santa Maria estão garantidas. Nesta quinta, foi aprovada a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2023, no limite do prazo legal antes do recesso parlamentar.
A ausência de pareceres do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) e do Conselho Municipal de Saúde estavam trancando a pauta, conforme apontou Blattes na semana passada (AQUI). A bronca parece ter surtido efeito.
O Condema emitiu parecer favorável. Já o Conselho Municipal de Saúde não aprovou o projeto da LDO, o que não impediu sua aprovação pelos vereadores.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.