DestaqueEconomia

ECONOMIA. Capital humano qualificado significa Santa Maria sair na frente “para atrair negócios”

Elogio é do coordenador do Sebrae em palestra durante curso em Brasília

Mauricio Tedeschi foi um dos palestrantes do programa Liderando para o Desenvolvimento, que tem a participação de diversos gestores de municípios brasileiros, entre eles o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (Foto Rafael Favero/Prefeitura)

Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Santa Maria é um dos 47 municípios participantes do programa Liderando para o Desenvolvimento, oferecido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), órgão vinculado ao Ministério da Economia. Uma das palestras do último dia do evento, nesta quinta-feira (7), foi do coordenador do Programa Nacional Cidade Empreendedora, Mauricio Tedeschi, representante do Sebrae. A exposição do gestor foi acompanhada pelo vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, que participa do curso na Enap desde terça-feira (5).

Questionado sobre o cenário de Santa Maria para o empreendedorismo, Tedeschi elogiou uma das características do município constatadas pelo Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022. Elaborado pela Enap e pelo instituto Endeavor, o ranking coloca a cidade entre as 20 melhores para se investir em novos negócios no país. Em um dos critérios específicos avaliados no estudo, o Capital Humano, Santa Maria ficou entre as três melhores do Brasil, atrás apenas de Florianópolis, em Santa Catarina, e Vitória, no Espírito Santo. Saiba mais AQUI

“Ter um capital humano qualificado é o que cria as bases para um processo de desenvolvimento sustentável. Muitos municípios ficam estagnados por não terem essa característica. Santa Maria tem esse ponto positivo em função das universidades e faculdades. Portanto, Santa Maria já sai na frente para atrair negócios”, explicou Tedeschi. 

Além disso, o coordenador do Sebrae ressaltou que a população precisa compreender que ser uma cidade empreendedora não é algo que beneficia apenas a classe com poder aquisitivo. Pelo contrário. Quanto mais investimentos houver nos municípios, maior é a geração de emprego e renda, aspectos que se consolidam, geralmente, a médio e longo prazo, segundo o especialista. 

Para o vice-prefeito Rodrigo Decimo, é gratificante saber que a reputação de Santa Maria como um município que valoriza o empreendedorismo já alcança instâncias nacionais. 

“Por isso, devemos cada vez mais valorizar as nossas instituições de ensino e investir em melhorias no ambiente regulatório, na infraestrutura e na inovação que, com certeza, irão dar ainda mais força para Santa Maria”, comentou Decimo. 

O programa Liderando para o Desenvolvimento segue até o final da tarde desta quinta-feira e tem o objetivo de qualificar prefeitos e vice-prefeitos para administrar os serviços que impactam a vida da população.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo