ELEIÇÕES 2022. Acordo na Esquerda do RS. Psolista Pedro Ruas será o vice do petista Edegar Pretto
As siglas também definiram Roberto Robaina como 1º suplente de Olívio Dutra
Reproduzido do Site do Correio do Povo / Texto da colunista Taline Oppitz
Na véspera do fim de semana que será marcado pela segunda e última leva de convenções partidárias, o PT conseguiu viabilizar a ampliação da aliança em torno de Edegar Pretto. A composição terá Pretto na cabeça de chapa, Pedro Ruas na vice e Roberto Robaina na primeira suplência de Olívio Dutra, que disputará o Senado. Nesta semana, o PSol ficou mexido com a proposta petista para que Robaina fosse um dos suplentes de Olívio. O partido então pediu também a vice e levou. O desfecho foi selado no fim do dia desta sexta-feira.
A decisão, no entanto, não agradou a todos, especialmente o PV, que deve ficar de fora da majoritária. Inicialmente, o ex-vereador Marcelo Sgarbossa era cotado para uma das suplências de Olívio, que agora deve ficar com o PCdoB. Os três partidos estão unidos em federação. A ampliação da aliança foi viabilizada pela conscientização de líderes petistas de que o partido corre o sério risco de mais uma vez ficar de fora do segundo turno.
LEIA TAMBÉM:
“Unidade no RS: PSOL e PT fecham acordo com Pedro Ruas como vice-governador de Edegar Pretto e Roberto Robaina como 1º suplente de Olívio Dutra no Senado”, do site do PSol/RS (AQUI)
Em relação às demais convenções, um dos desfechos mais aguardados envolve o MDB (leia também a próxima nota do site, em instantes), que realiza sua convenção no domingo a partir das 8h30. O partido está completamente rachado e a decisão, sobre manter o protagonismo com Gabriel Souza, ou optar pelo apoio a Eduardo Leite (PSDB), está nas mãos dos cerca de 500 convencionais.
O resultado é considerado uma incógnita, até porque lideranças das alas distintas do partido seguem fazendo suas articulações. A tendência atual, no entanto, é de que a adesão à chapa de Leite seja o caminho escolhido, o que levará o MDB a entrar na campanha em frangalhos.
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.