DestaqueEleições 2022

ELEIÇÕES 2022. Desfecho da posição do MDB vai mesmo à convenção, em embate sem fim previsível

Opções de candidatura própria ou o apoio a Leite provocam divisão histórica

Deputado Gabriel Souza (MDB) e ex-governador Eduardo Leite (PSDB) vivem impasse entre as siglas (Foto Joel Vargas/Agência ALRS)

Reproduzido do Site do Correio do Povo / Texto da colunista Taline Oppitz

O impasse envolvendo os rumos do MDB na eleição ao Piratini tem data para ser resolvido: dia 31, quando ocorrerá a convenção partidária. O encontro, aliás, promete ser palco de um embate sem precedentes na história recente do partido. O MDB conta com diferentes alas, perspectivas completamente distintas sobre o caminho a ser tomado. O clima é de confronto, tensão e de ânimos pra lá de acirrados.

Na convenção, na qual cerca de 500 pessoas têm direito a voto, que é secreto, incluindo os integrantes do diretórios estadual e delegados dos municípios, duas possibilidades estarão na mesa. O apoio ao pré-candidato do PSDB, Eduardo Leite, que têm angariado mais apoiadores desde a passagem por aqui do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, ou o protagonismo com Gabriel Souza. O deputado estadual irá inscrever seu nome na convenção no prazo previsto.

Lideranças reconhecem que o cenário nunca foi tão complexo, até porque ala considerável de emedebistas gaúchos é bolsonarista e teria, como voto prioritário, já no primeiro turno, o do representante do PL ao Piratini, Onyx Lorenzoni. Nesta quarta-feira, em reunião quente da executiva, foi definido que Onyx será formalmente ouvido.

O desfecho após os embates e confrontos que marcarão a convenção terá reflexo direto nacionalmente. Dirigentes do MDB são claros ao reconhecerem que, no caso de a candidatura própria ser avalizada na convenção, a cúpula nacional do PSDB não vai titubear e irá retirar o apoio anunciado à pré-candidata do MDB ao Planalto, Simone Tebet. Não por acaso, o mais cotado para vice, Tasso Jereissati, não foi oficialmente confirmado.

A situação de Tebet, aliás, está longe de ser confortável. Ela já está inscrita na convenção do MDB nacional e deve receber o aval dos convencionais, mas na hora da urna, emedebistas se dividirão, majoritariamente, entre Jair Bolsonaro e Lula.

Impasses não são exclusividade

Os impasses nas alianças não são exclusividade do MDB e do PSDB. O PSB, de Beto Albuquerque, e o PDT, de Vieira da Cunha, não conseguem avançar nas articulações. Nenhum dos dois abre mão da cabeça de chapa.

Com a convenção dos socialistas marcada para sábado, o PDT ficou de dar uma resposta definitiva até sexta-feira. E ela deve ser um belo não. Em tempo: no sábado, Vieira e dirigentes trabalhistas irão jantar, no Litoral Norte, na casa de Gabriel Souza. Também estarão presentes outras lideranças do MDB gaúcho. 

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Grande verdade é que uma bolha assiste estas novelas, quem vai concorrer, quem não vai. Grande maioria não está nem aí, só toca a vida. Afinal, problema dos politicos são dos politicos, os da população são outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo