Consulta popular. Esvaziada e sem troco. Mas ainda uma chance que não se pode desdenhar
A Consulta Popular é lei. E, portanto, continua – embora as dificuldades de caixa do governo e a impossibilidade concreta de atender às pendências aprovadas em consultas anteriores. E há diferenças importantes, em 2007. Uma delas, a principal, é que não se atenderão demandas regionais, e não mais municipais. E qualquer coisa como R$ 1,5 milhão está disponível para o centro do Estado.
E, cá entre nós, a mobilização, se existe, ninguém notou. Em todo caso, há reuniões marcadas para esta segunda-feira, inclusive em Santa Maria, onde a discussão acontece no campus da UFSM, a partir das 8 da noite. A propósito das reuniões de hoje, acompanhe o material divulgado pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini:
Debates da Consulta Popular movimentam mais quatro regiões gaúchas
As comunidades das regiões Centro-Sul, Vale do Rio Pardo, Jacuí Centro e Central serão as próximas a se envolverem nas discussões sobre os projetos estruturantes definidos no Plano Plurianual que serão votados na Consulta Popular deste ano
Na próxima segunda-feira (23), a Secretaria de Relações Institucionais e o Fórum de Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) promovem assembléias plenárias em Charqueadas, às 10h, na Escola Cenecista; em Santa Cruz do Sul, às 14h, na Unisc; Cachoeira do Sul, às 17h, na Ulbra; e Santa Maria, às 20h, na UFSM.
A fase preparatória do processo, marcado para 22 de agosto, iniciou pelos municípios de Santo Augusto, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. Os encontros são abertos à participação de pessoas com domicílio eleitoral comprovado nas áreas geográficas dos Coredes, que têm a oportunidade de debater sobre quais áreas deverão ser priorizadas pelos investimentos e serviços do Governo do Estado em 2008.
Nas assembléias, enfatizamos a importância de as pessoas continuarem participando mesmo que os recursos disponíveis sejam menores, adequados ao esforço do Executivo para equilibrar as contas públicas, explica o secretário de Relações Institucionais, Celso Bernardi, que preside a comissão responsável pela organização da Consulta Popular. “Estamos reservando R$ 40 milhões para aplicação nos projetos e o Governo vai honrar o compromisso de pagá-los integralmente”, acrescenta Bernardi.
O calendário da Consulta Popular 2007 prevê, a seguir, encontros nas localidades de Santana do Livramento (dia 24); Vacaria, Bento Gonçalves e Gramado (dia 25); Canoas (26); Santa Rosa, Santo Ângelo, Augusto Pestana (27); Cruz Alta (dia 28); Sananduva e Erechim (31). As últimas assembléias acontecerão em 1º (Soledade e Lajeado), 02 (São Sebastião do Caí e Osório) e 03 de agosto (Pelotas).
SUGESTÃO DE LEITURA – se desejar outras informações oriundas da assessoria de imprensa do Palácio Piratini, clique aqui.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.