DestaqueRegião

SANTIAGO. Programa “Cidade Empreendedora” chega com foco no desenvolvimento econômico

Iniciativa é articulada pelo Sebrae do RS junto a prefeituras gaúchas

Lançamento ocorreu na sexta-feira (1º), em solenidade na Casa do Empreendedor (Foto Márcio Brasil/Prefeitura de Santiago)

Por Adriana Zottis / Moglia Comunicação Empresarial

O município de Santiago começa o mês de julho selando parceria com o Sebrae RS no Programa Cidade Empreendedora, que será desenvolvido ao longo dos próximos  dois anos. O lançamento aconteceu na última sexta-feira (1º), em solenidade na Casa do Empreendedor.

Articulada pelo Sebrae RS em âmbito estadual junto às prefeituras locais, o programa tem como objetivo engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, através de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

“Ao longo de décadas, Santiago se tornou conhecida no Estado como ‘Terra dos Poetas’, considerando a força da área cultural e de seus talentos na música e na literatura. E muito nos orgulha que, nos últimos anos, tem também se tornado conhecida como uma cidade com viés empreendedor”, afirma o prefeito Tiago Gorski Lacerda.

Ele destaca que, a cada ano, centenas de novas empresas investem no município, fortalecendo a economia local e gerando oportunidades de trabalho.

“A Prefeitura tem atuado como uma fomentadora do desenvolvimento,  por meio da Casa do Empreendedor/Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Cada vez mais, esse é o caminho que vamos fortalecer”, projeta.

O gerente regional do Sebrae, Maico Fabiano Fernandes, diz que o Programa Cidade Empreendedora proporcionará mais formalização, acesso a ferramentas de gestão e um ambiente menos burocrático, mais ágil para quem quer empreender.

“E Santiago é uma cidade importante dentro da nossa regional, pois já desenvolve inúmeras iniciativas com êxito. A tendência é uma evolução ainda maior”, considera.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sadi João Gioda Neto, a parceria com o Sebrae RS chega para ajudar a construir novas perspectivas e executar ações que vão transformar o dia a dia dos santiaguenses. 

“Empreender transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo”, declara. Segundo ele, nos últimos anos, o município tem se fortalecido na região do Jaguari e vem sendo reconhecido por suas iniciativas, com o crescimento de oportunidades em diversas áreas.

O Programa terá gestão compartilhada com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Educação e Cultura, e foco nos eixos Empreendedorismo, Gestão Pública, Educação Empreendedora, Desburocratização e Compras Públicas. Gioda explica que essa dinâmica de colaboração já existe de outras iniciativas, por meio de cursos de qualificação profissional, palestras e formações envolvendo o público das escolas, com cases de sucesso locais e regionais.

Entre os projetos a serem desenvolvidos inicialmente, o secretário destaca o fortalecimento das ações da Escola do Empreendedor, tanto na educação de base quanto na qualificação profissional;  qualificação da comunicação com as empresas locais, para ampliar sua participação nas compras públicas; e o diagnóstico das atividades da Casa do Empreendedor. “Um projeto que quero desenvolver também é a concretização de um hub municipal de inovação, para fortalecer o empreendedorismo tecnológico”, reforça.

O evento de lançamento do Programa, na sexta-feira, contou com a presença do prefeito Tiago Gorski Lacerda, secretários municipais, representantes do Centro Empresarial de Santiago, do Sebrae, do Sindicato Rural, da Associação da Mulher Empreendedora, vereadores, empresários e contadores.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo