Por Joyce Noronha / Da Assessoria e Imprensa da Prefeitura Municipal
Santa Maria registrou dois momentos importantes para a saúde nesta terça-feira (26) com o anúncio de serviços importantes de saúde em dois complexos hospitalares do município: o início dos atendimentos de uma nova especialidade no Hospital Regional, de neurologia e neurocirurgia, e a reinauguração da Unidade de Internação de Saúde Mental Madre Madalena no Hospital Casa de Saúde.
As solenidades contaram com a presença do governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, e da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. Eles estavam acompanhados do prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, do presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems RS) e secretário de Saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas, e de outros integrantes da gestão do Executivo Municipal.
REGIONAL
A partir desta quarta-feira (27), o Hospital Regional de Santa Maria começa a atender na especialidade de neurologia e a fazer neurocirurgias em média complexidade. O serviço prevê 240 consultas e 40 cirurgias por mês. Conforme apresentado na cerimônia na manhã desta terça, o Estado tem em lista de espera 6.098 pessoas para esses atendimentos, sendo 3.879 para neurologia adulto, 1.784 para neurologia pediátrica e 435 para neurocirurgia adulto.
“Quando falo do Hospital Regional, sempre gosto de lembrar que o otimismo vence o pessimismo. Porque, ao longo do caminho, muitas pessoas foram pessimistas em relação ao nosso Regional e lutaram contra. Mas estamos aqui, evoluindo e ampliando cada vez mais os atendimentos. Graças ao Regional e a todos os profissionais deste hospital, 1.975 vidas foram salvas só na batalha contra a Covid-19. Agora, muitas mais serão salvas a partir dos atendimentos de neurologia e neurocirurgia”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom durante o ato de assinatura do contrato dos serviços.
Na solenidade, o governador Ranolfo Vieira Júnior mencionou que o Hospital Regional deverá receber cerca de R$ 9 milhões, provenientes do programa Avançar na Saúde. Ele ainda agradeceu aos profissionais da Saúde que atuaram no combate à Covid-19…
…A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, lembrou que a trajetória de implementação do Regional não foi simples, mas salientou que grandes feitos ocorrem a partir de longas caminhadas, que, muitas vezes, não têm fim devido ao processo de evolução.
“Cada vez que viemos ao ou falamos do Hospital Regional, passa toda a história deste complexo hospitalar pela minha cabeça. Este hospital, hoje, é uma realidade de um sonho que começou em 2003. Ele funciona com organização, a partir do suporte do prefeito Jorge Pozzobom e sua equipe. E toda vez que somos cobrados de que o Regional não está em pleno funcionamento, eu digo que ele nunca estará, porque sempre há algo a evoluir e a buscar em prol do melhor para a Saúde da população gaúcha. Estamos andando a passos pequenos, mas firmes, colocando serviços à disposição de todos. Nos cabe agradecer muito a todos que nos ajudam a crescer e a evoluir”, afirmou Arita.
Na sequência, as autoridades presentes assinaram o documento que marca o início dos atendimentos em neurologia e neurocirurgia de média complexidade no Hospital Regional de Santa Maria, nos termos do convênio celebrado entre o Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, e o Instituto de Cardiologia – Fundação Universitária de Cardiologia. A gestão dos serviços no complexo hospitalar será feita pelo Centro Avançado de Neurologia e Neurocirurgia (Ceanne). Na oportunidade, também foi assinado um documento de solicitação de atendimentos das especialidades no Regional em alta complexidade junto ao Ministério da Saúde.
O Hospital Regional de Santa Maria, em quatro anos de funcionamento, atua com Ambulatório de Atenção Especializada em Doenças Crônicas e Ambulatório de Cardiologia. Há, ainda, bloco cirúrgico com capacidade para cerca de 55 cirurgias ao mês e seis salas cirúrgicas equipadas. No total, são 80 leitos, sendo 40 clínicos, 20 cirúrgicos e 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Também há atendimento de média complexidade em traumato-ortopedia com oferta de 280 consultas e 40 cirurgias por mês.
CASA DE SAÚDE
Após a cerimônia do Hospital Regional, a comitiva encaminhou-se até o Hospital Casa de Saúde para a reabertura da Unidade de Internação em Saúde Mental Madre Madalena, que conta com 25 leitos para atendimentos de homens, mulheres e adolescentes já a partir de 1º de agosto.
“É uma enorme alegria estar no hospital em que nasci, para uma notícia tão boa quanto esta. Acredito que tudo é fruto de uma equipe, e quando recebo elogios pelo trabalho na Prefeitura, sempre destaco que só consigo porque tenho uma equipe empenhada e qualificada. Assim como uma boa relação com a equipe do Estado, uma parceria que rende ótimos frutos”, agradeceu o prefeito Jorge Pozzobom…”
PARA LER A ÍNTEGRA, E CONFERIR VÁRIAS OUTRAS IMAGENS, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.