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SEGURANÇA. Atendimentos da Guarda Municipal, com sistema informatizado, ficam 59% mais rápidos

Corporação se beneficia de mudanças tecnológicas implantadas há seis meses

Agilidade e qualidade maior das informações são resultado de software desenvolvido internamente (Foto Alex Caceres/Prefeitura)

Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Guarda Municipal de Santa Maria completou seis meses da informatização do registro e dos despachos de ocorrências. A inovação já apresenta resultados positivos. O tempo médio entre o deslocamento da equipe e o atendimento do chamado foi reduzido de cerca de duas horas para 49 minutos, atualmente. Ou seja, está 59% mais rápido.

E a tendência é que o tempo seja ainda menor no futuro porque os guardas municipais começarão, em breve, a ser capacitados para utilizar tablets para fazer os registros direto do local da ocorrência, bem como a descrição e o encaminhamento dado ao fato atendido. Aliás, não será preciso, necessariamente, que o agente digite o relato. Ele poderá apenas falar, pois o aplicativo terá o sistema de audiodescrição. É a Guarda Municipal na era digital.
O software, que também já é utilizado pela Defesa Civil Municipal e pela Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), foi desenvolvido pelo analista de sistemas da Prefeitura, Fabrício Viero de Araujo. A tecnologia não tem custos adicionais para os cofres públicos. 

Aprimoramento da Guarda 

A utilização do programa de gerenciamento digital faz parte de um crescente processo de qualificação da Guarda Municipal implementado pela atual gestão da Prefeitura. A informatização das ocorrências possibilita, por exemplo, que os agentes tenham informações padronizadas sobre a localização e o tipo de ocorrência, fatores de facilitam a chegada da viatura. Para além disso, há outras vantagens, como a geração de dados para nortear as decisões do Município sobre a Guarda Municipal e a segurança pública em Santa Maria. 

Para se ter ideia da abrangência do programa, seguem algumas das funcionalidades: quilometragem e gasto de combustível de cada viatura, geração automática de mapas georreferenciados e mapas de calor dos registros, acompanhamento em tempo real das ocorrências em andamento, também via mapa digital, e a averiguação de grau de risco dos chamados. 

“Um dos aspectos mais ressaltados do curso para prefeitos e vice-prefeitos que participei em Brasília, oferecido pela Escola Nacional de Administração Pública, é o uso de dados para tomada de decisões. E é justamente isso que estamos fazendo na Guarda Municipal: gerando dados, agilidade, melhorias no atendimento, economia e transparência para o uso de recursos públicos. É inovação na prática”, afirma o vice-prefeito Rodrigo Decimo.

Para o superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Sandro Nunes, a Guarda Municipal consegue executar práticas que, até 2017, não faziam parte da rotina dos servidores. Nesse sentido, o uso do tablet é mais uma etapa a ser vencida no caminho da qualificação.

“Estamos saindo da era do papel para a era digital. Com a informatização do registro das ocorrências, teremos mais dados em mãos e vamos agilizar processos administrativos internos. Quando precisávamos de um número, era preciso deslocar um agente para contar, manualmente, os boletins. Agora, temos tudo na tela do computador, a um clique”, explica Nunes. 

De janeiro a junho, 2.144 ocorrências foram atendidas pela Guarda Municipal. Os bairros mais visitados pela equipe do órgão foram o Centro, o Nossa Senhora de Fátima e o Nossa Senhora das Dores. O mesmo sofware utilizado nos computadores e nos tablets passa por constantes aprimoramentos. Um deles, que está em implementação, é o de apresentação mais detalhada da tipificação das ocorrências.

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