DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. Prefeitura conclui primeira fase do Seminário de Planejamento da Rede Municipal

Ano letivo está programado para iniciar no dia 1º de março

Próxima etapa ocorrerá de 22 a 24 de fevereiro, com atividades também online. Foto Ariéli Ziegler / Prefeitura

Por Joyce Noronha / Prefeitura de Santa Maria

Em meio ao cenário pandêmico, a Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Educação e da Saúde e do Comitê Estratégico de Acompanhamento da Covid-19, organiza-se para o começo do ano letivo 2021 da Rede Municipal de Ensino, programado para o dia 1º de março. As pastas e o comitê avaliam os possíveis modelos a serem utilizados no retorno das aulas, e uma etapa desta preparação foi debatida do Seminário de Planejamento da rede, que encerra a primeira fase nesta sexta-feira (12) com as equipes diretivas das 80 escolas municipais.

Devido à pandemia de coronavírus, as ações do seminário são todas online e restritas para representantes das escolas municipais. A secretária de Educação, Lúcia Madruga, avalia que as atividades desta semana foram muito gratificantes e de suma importância nos rumos do planejamento para o ano letivo 2021.

“As trocas durante o seminário foram tão ricas. Tivemos relatos de outras secretarias de Educação que já viveram a situação de retorno das atividades em vários moldes. Tudo agregou muito para inserirmos no nosso planejamento. Ainda precisamos fazer a próxima etapa do seminário, que conta com a participação dos professores e demais servidores da Rede Municipal de Ensino. Mas, a partir do que ouvimos nesta semana, já temos mais uma parte do plano construída”, relata Lúcia.

A secretária ressalta que, apesar do cenário de pandemia ainda gerar incertezas e ser delicado neste momento, pelo avanço da Covid-19, a expectativa é de que as atividades na retomada do ano letivo na Rede Municipal sejam em formato híbrido. Isso significa mesclar aulas remotas com presenciais.

Lúcia salienta que, quando se fala em ensino remoto, é preciso reforçar que não se trata exclusivamente de aulas online. Ela lembra que, em 2020, atividades que não necessitavam de eletrônicos ou da internet foram elaboradas para o ensino remoto das escolas municipais. A titular de Educação ainda destaca que as condições sanitárias do momento de retorno é que vão ditar o modelo a ser escolhido pelo Município.

Na próxima semana, de quarta (17) a sexta-feira (19), os professores começam a ser recepcionados nas escolas pelas equipes diretivas. Além disso, a Secretaria de Educação organiza um processo de aproximação com as famílias dos estudantes da Rede Municipal de Ensino, que deve ocorrer de 22 de fevereiro a 1º de março. Esse será o momento de orientações específicas aos familiares.

Próxima fase
A segunda e última etapa do seminário ocorre de 22 a 24 de fevereiro e será para os professores e demais servidores da Rede Municipal de Ensino. Até o final do mês, todos os servidores da rede participarão do seminário.

Os assuntos abordados na primeira etapa serão multiplicados para a totalidade dos professores e servidores da Rede Municipal, com a participação de especialistas da área para orientar e sanar dúvidas. O cronograma detalhado da segunda etapa será divulgado em breve.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo