DestaqueSanta Maria

CIDADE. Nos dois anos do CIOSP, uma novidade: vem aí um “aplicativo” para a proteção das mulheres

Um passo além para garantir a segurança feminina: o ‘app’ Todas Nós, Marias

CIOSP foi tema de encontro entre órgãos de segurança, autoridades e imprensa nesta quinta-feira, 18 (Foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

No encontro que marcou a celebração dos dois anos de atividade do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) – a apresentação do CIOSP para a comunidade foi em 14 de agosto de 2020, mas o ato de comemoração dos dois anos ocorreu na manhã desta quinta-feira (18) -, uma novidade foi apresentada às autoridades e à imprensa que foram até o auditório da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism): o aplicativo Todas Nós, Marias.

Ainda em fase de desenvolvimento, a ferramenta servirá como um “botão de socorro” para mulheres que estão sob medida protetiva e que se sentirem ameaçadas no contexto da violência doméstica. Ou seja, será mais um canal de comunicação direto entre as vítimas e os órgãos de segurança. 

O aplicativo é desenvolvido no âmbito do contrato da Prefeitura de Santa Maria com a empresa Vigillare Sistemas de Monitoramento. Depois de a fase de testes ser concluída, o Todas Nós, Marias será disponibilizado à comunidade, em data a ser definida. 

O Município investe R$ 560 mil por mês para manter a estrutura de câmeras de videomonitoramento – atualmente, são 1.117 espalhadas por Santa Maria, incluindo as atuais 970 câmeras previstas em contrato, as 125 colaborativas/compartilhadas e as 22 câmeras de órgãos do Estado.

O número de câmeras, inclusive, foi uma das melhorias implementadas nos últimos dois anos: quando o CIOSP começou a funcionar, eram cerca de 800 no total (691 pelo contrato com a Vigillare). O acréscimo é viabilizado com aditivos contratuais, câmeras privadas compartilhadas, em fachadas de estabelecimentos/locais privados, por exemplo, e acesso a câmeras do Governo do Estado. 

“Sempre digo que governar é elencar prioridades. Como a segurança pública é um dever do Estado, mas uma responsabilidade de todos, a Prefeitura não se omitiu e, lá, no nosso primeiro mandato, decidimos investir e apoiar os órgãos de segurança. Investimos com muito orgulho. Isso é a cidade cuidando das pessoas”, afirmou, no evento, o prefeito Jorge Pozzobom

O vice-prefeito Rodrigo Decimo assumiu, em 2022, a coordenação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M). Ele está à frente do trabalho de retomada e reorganização do GGI-M, uma das ações previstas no Plano Municipal de Segurança Pública. Também são ações do plano a implantação do sistema de monitoramento e cercamento eletrônico, consolidado no CIOSP, e a reestruturação da Guarda Municipal. 

“O CIOSP representa muito o que buscamos para Santa Maria: integração e inovação para resolver as demandas antigas da nossa cidade. Nós, como Prefeitura, iremos continuar apoiando o Ciosp naquilo que for necessário”, complementou o vice-prefeito…” 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo