ESTADO. Plano de Governo de Onyx Lorenzoni é quase ilegível e marcado pela defesa de Bolsonaro
Candidato defende investimentos em infraestrutura e logística no Estado
Por Maiquel Rosauro
É difícil ler o Plano de Governo de Onyx Lorenzoni (PL) para o Rio Grande do Sul. O documento protocolado pelo candidato no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) traz páginas com uma resolução que o torna quase ilegível. De forma geral, o texto é marcado por uma ampla defesa do governo de Jair Bolsonaro (PL).
O programa tem 16 páginas, com o título “2023-2026 Para Defender e Transformar o Rio Grande”. Chama atenção o fato de que o nome da candidata a vice-governadora, Cláudia Jardim (PL), não seja citado.
O plano tece críticas ao ex-governador Eduardo Leite (PSDB), que deixou o Palácio Piratini para tentar concorrer à Presidência da República. Mesmo sem citar o nome do tucano, o recado é claro.
“A verdade é um bem inegociável, indissociável de qualquer processo transformador. As consequências de manipular números, EM NOME DE PROJETO DE PODER, para confundir as pessoas e dar uma dimensão distorcida da realidade traz consequências desastrosas. Temos um projeto para a transformação do Rio Grande, jamais um projeto de poder, pessoal ou de grupo”, diz o documento.
A gestão da pandemia no governo Bolsonaro é elogiada, assim como são defendidos valores que são caros ao bolsonarismo como família, liberdade e escolas cívico-militares.
Em um capítulo sobre Segurança Pública são citados programas do governo Federal para justificar a queda nos índices de criminalidade. É apresentado um gráfico sobre a queda no número de assassinatos, porém os dados estão ilegíveis.
Sobre o Desenvolvimento econômico, Onyx aponta que o Rio Grande do Sul vem crescendo menos que o Brasil e que é preciso uma boa infraestrutura e logística para os produtos do Estado chegarem a preços competitivos aos principais mercados consumidores nacionais. O plano também destaca o empobrecimento das regiões Sul e Oeste.
No capítulo sobre Geração de Emprego é relatado que, apesar de todas as ações do governo Bolsonaro, o Estado enfrenta um nível de desemprego além do aceitável.
“O Governo do Estado tem a necessidade de inspirar a população para que desenvolva sua cultura de empreender. Através desta capacidade, as pessoas empreendedoras poderão contribuir para a geração de emprego, fomentando um sistema amplo de trabalho que fortaleça a economia gaúcha, melhorando o consumo e as condições sociais das pessoas”, diz o plano.
Confira a íntegra do Plano de Governo de Onyx Lorenzoni (AQUI).
Estado
Leia matérias sobre planos de governo de outros candidatos a governador já produzidas pelo Site:
Luis Carlos Heinze (PP), PUBLICADA em 18 de agosto
Carlos Messala (PCB), PUBLICADA em 17 de agosto
Eduardo Leite (PSDB), PUBLICADA em 16 de agosto
Edegar Pretto (PT), PUBLICADA em 13 de agosto
Roberto Argenta (PSC), PUBLICADA em 12 de agosto
Facista e cabeça de lata do facista mor