DestaqueEleições 2022

ESTADO. Vieira da Cunha propõe, no seu Plano de Governo, reformulação do modo de governar o RS

Pedetista critica o “Estado Mínimo” e a privatização de estatais do Rio Grande

Vieira da Cunha é o candidato do PDT gaúcho para comandar o Palácio Piratini, no pleito de 2 de outubro (Foto Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

Uma nova visão de Estado é a discussão sugerida pelo candidato a governador do Rio Grande do Sul, Vieira da Cunha (PDT), em seu Plano de Governo. O pedetista defende que o “Estado mínimo” é uma ideologia ultrapassada e que nos últimos 20 anos provocou piora na qualidade dos serviços e aumento de tarifas.

“A pandemia da Covid-19 mostrou a importância do Estado na liderança e coordenação de ações conjuntas com a sociedade civil. Os países que tiveram uma condução ativa e competente por parte de seus governos conseguiram salvar vidas sem comprometer significativamente suas economias (caso da Nova Zelândia, por exemplo)”, diz trecho do documento.

O plano critica a postura negacionista do governo de Jair Bolsonaro (PL) na condução da pandemia e os governos gaúchos que venderam estatais. O programa diz que só haverá avanços com uma total reformulação no modo de governar o Estado via implantação de um Projeto Gaúcho de Desenvolvimento (PGD) – título do documento de 60 páginas.

As propostas do candidato estão divididas em diferentes áreas, como educação, saúde, segurança, gestão, finanças, agropecuária, indústria, turismo, desenvolvimento regional, entre outras. Em cada setor é feito um longo diagnóstico sobre potencialidades e dificuldades enfrentadas.

Na segurança, por exemplo, Cunha aponta que os altos índices de criminalidade guardam relação com fatores como infraestrutura e saneamento básico precários, exclusão, desemprego ou oferta de emprego de baixa qualidade e baixa escolaridade e altos índices de evasão.

“Logo, a redução da violência passa também por políticas públicas para as áreas de água, saneamento e esgoto, emprego e renda e educação. Entretanto, os órgãos de segurança são parte fundamental no processo de prevenção e repressão aos delitos, bem como na tarefa de ressocialização dos criminosos”, diz o plano.

Para a educação, setor apontado como trágico, Cunha propõe, entre outras medidas, aumentar gradativamente os investimentos em Educação, visando a alcançar o percentual de 35% da receita líquida estabelecido na Constituição Estadual; investir na recuperação da estrutura das escolas, com a criação de uma força tarefa que agilize o andamento dos processos administrativos e burocráticos; e contratar mais profissionais (nutricionistas e técnicos em nutrição) para atendimento da rede estadual de ensino.

Na área de turismo, o pedetista propõe apoiar o desenvolvimento de startups e novos clusters de turismo; incentivar a exploração do potencial turístico de mais regiões e municípios do Estado (além da Serra Gaúcha); aumentar a divulgação de destinos, roteiros e eventos turísticos gaúchos (principalmente para outros estados) e atrair turistas de outros países do Mercosul.

Se eleito, o candidato manterá o controle estatal do Banrisul e do Badesul, com gestão responsável, eficiente e sustentável, garantindo a rentabilidade e o retorno econômico e social à sociedade.

“Constata-se que o Banrisul tem sido lucrativo, tendo obtido rentabilidade de aproximadamente R$ 950 milhões em 2021, uma elevação de 30% em comparação ao ano anterior. O mesmo vem ocorrendo com o Badesul, com lucro de R$ 21,1 milhões no ano passado, um incremento de 61% em comparação a 2020”, diz o documento.

Confira, na íntegra, o Plano de Governo de Vieira da Cunha (AQUI).

Estado
Leia matérias sobre Planos de Governo de outros candidatos a governador já produzidas pelo Site:

Vicente Bogo (PSDB), PUBLICADA em 23 de agosto

Ricardo Jobim (NOVO), PUBLICADA em 22 de agosto
Rejane de Oliveira (PSTU), PUBLICADA em 21 de agosto
Paulo Roberto Silveira (PCO), PUBLICADA em 20 de agosto
Onyx Lorenzoni (PL), PUBLICADA em 19 de agosto
Luis Carlos Heinze (PP), PUBLICADA em 18 de agosto
Carlos Messala (PCB), PUBLICADA em 17 de agosto
Eduardo Leite (PSDB), PUBLICADA em 16 de agosto
Edegar Pretto (PT), PUBLICADA em 13 de agosto
Roberto Argenta (PSC), PUBLICADA em 12 de agosto

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo