BASTIDORES. Piso dos agentes comunitários de saúde e o feriadão do Dia do Gaúcho na Câmara
Categoria reivindica pagamento e a Prefeitura reclama do governo Federal
Por Maiquel Rosauro
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Santa Maria esteve reunida, na manhã desta sexta-feira (16), para tratar sobre a reivindicação de pagamento do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias. Representantes do sindicato da categoria e da Secretaria Municipal de Saúde participaram do encontro.
O advogado do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Rio Grande do Sul, Carlos Augusto Fagundes, disse que a Prefeitura de Santa Maria não parte do piso salarial da categoria, mas complementa com vantagens até chegar ao piso, que hoje é de R$ 2.424,00.
“Essa é a nossa briga com os municípios. Porque o piso não vem sendo implementado de forma correta”, informou Fagundes.
O secretário de município de Saúde, Guilherme Ribas, disse que o governo Federal não está repassando o salário para todos os 120 agentes que atuam em Santa Maria, o que impacta nos recursos livres do Poder Executivo. O chefe da pasta também argumentou que a Saúde é uma secretaria fim e que não trata diretamente dessas questões.
“Essas coisas como avanços de classe e vencimentos, eu não tenho conhecimento”, disse Ribas.
A Comissão de Saúde prometeu acompanhar o impasse. Estiveram presentes na reunião os vereadores Manoel Badke – Maneco (UB), presidente; Marina Callegaro (PT), vice-presidente e Werner Rempel (PCdoB), membro.
Feriadão
A Câmara de Vereadores terá ponto facultativo na segunda-feira (19). Ou seja, a Casa terá um feriadão, já que na terça (20) é celebrada a Revolução Farroupilha.
O atendimento no Legislativo de Santa Maria retorna na quarta (21), das 7h30min às 13h30min.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.