DestaqueSanta Maria

CÂMARA. Juliano Soares retoma a cadeira no parlamento e avisa: “estou no caminho certo”

Nos últimos 15 meses, vaga era ocupada pela suplente Lorena Santos

Juliano (com o microfone) estava na pasta de Habitação e Regularização Fundiária desde abril de 2021 (Foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Por Maiquel Rosauro

O vereador Juliano Soares – Juba (PSDB) retomou seu assento no Parlamento de Santa Maria, nesta quinta-feira (1º). A vaga estava ocupada, desde abril de 2021, pela suplente Lorena Santos (PSDB), enquanto o tucano atuava como secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária (AQUI).

A assessoria de Juba encaminhou ao Site um comunicado divulgado pelo tucano onde ele reflete sobre as ações realizadas na pasta e seu retorno à Câmara.

 “Mas me sinto renovado. Sinto que conheço uma parte de Santa Maria que só essa experiência me deu vivência para realmente entender quais as demandas dessa camada da população. Visitei locais que confesso que não conhecia e tudo isso me dá a certeza de que estou no caminho certo, mas que há muito ainda a ser feito”, diz o tucano.

Abaixo, confira o comunicado na íntegra:

“Ao sair do Executivo, venho aqui contar um pouco do trabalho que tive frente à pasta da Secretaria  de habitação e regularização fundiária.

Muita gente me perguntou: cadê o Juba? Por que tu não postas tudo que está fazendo frente à pasta?

Não me considero um político tradicional, sempre digo aos amigos próximos que estou político, mas que minha natureza é discreta.

Durante os quase 6 anos de mandato e secretaria e principalmente neste corrente ano frente à uma das pastas mais importantes de nossa cidade, ouso dizer que é onde os holofotes não chegam que está o trabalho mais verdadeiro.

Foram centenas de pessoas alocadas em residências melhores, foram milhares de matrículas entregues a pessoas que tinham o sonho da segurança jurídica em seus imóveis.

Foi oferecer dignidade dentro da própria secretaria aos cidadãos, em sua maioria mulheres acompanhadas de seus filhos, que chegam diariamente com suas demandas e que não tinham um espaço particular para conversar com nossas assistentes sociais.

Hoje essas pessoas são recebidas em uma sala especial evitando constrangimento e tendo a segurança de que suas demandas terão a atenção merecida.

Dentro da Habitação e Regularização Fundiária é que se dá também os pedidos de água e luz, é lá que nossos fiscais verificam se a localização está correta e se o pedido está adequado. Conseguimos, junto com o apoio de meus assessores, tornar esse serviço extremamente ágil e chegamos junto à residência dos nossos contribuintes em menos de uma semana dos pedidos feitos.

E já que citei meus assessores, preciso também fazer um agradecimento por abraçarem a causa junto a mim. Neste 1 ano e 3 meses contei com uma equipe coesa, que entendeu que a demanda mais importante é nossa população e que essa pasta é uma das portas de entrada de cidadãos que estão procurando um de seus direitos mais fundamentais: o da moradia digna.

Nossa equipe se mostrou incansável visitando lugares, conversando com as pessoas, prestando assessoria técnica, buscando e oferecendo soluções.

E dessas buscas por soluções é que surgiu o sonho de entregar um Banco de Materiais de Construção para nossa cidade.

As casas entregues pelo nosso município sofrem com a deterioração pelo uso ou também pela ação do tempo, também, as pessoas que possuem suas residências mas que não conseguem realizar reparos necessários e que, muitas vezes, com a ação de chuvas ou vendavais, acabam perdendo o único patrimônio que demoraram uma vida inteira para juntar, são o público-alvo dessa nossa iniciativa que nada mais é que trazer apoio da sociedade privada às comunidades em vulnerabilidade habitacional de nosso Município através da doação dos mais variados materiais de obra: porta, privada para banheiros, piso, torneiras, cimento, enfim…

Este projeto está na mesa do Prefeito e em breve deve adentrar esta casa e conto com o apoio dos colegas para torná-lo realidade.

Dever cumprido? Não. Só me sentiria assim se eu soubesse que hoje todos os cidadãos de Santa Maria estarão dormindo em um local digno. Mas me sinto renovado. Sinto que conheço uma parte de Santa Maria que só essa experiência me deu vivência para realmente entender quais as demandas dessa camada da população. Visitei locais que confesso que não conhecia e tudo isso me dá a certeza de que estou no caminho certo, mas que há muito ainda a ser feito.

Agradeço o prefeito Jorge Pozzobom pela oportunidade. Agradeço a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária por ter me recebido com as portas abertas e com a confiança de que nossa parceria renderia frutos. Rendeu.

Deixo aqui o recado de que minha equipe e eu voltamos à Câmara de Vereadores, mas que meu gabinete sempre estará aberto para todos vocês.

Agora é assumir novamente o compromisso que firmei com meus eleitores. Estou aqui, lutando diariamente por uma cidade melhor”.

Obrigado.

Juliano Soares – Vereador

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo