CIDADE. Após a 1ª noite de sujeira na Saturnino, as medidas para garantir a festa segura dos calouros
Prefeitura e autoridades anunciam inclusive horário para os bares fecharem
Por Rodrigo Ricordi / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
A Praça Saturnino de Brito e as ruas do entorno, no Centro, amanheceram com grande quantidade de lixo espalhado em função do encontro dos calouros da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e outros participantes, que aconteceu entre a noite de segunda (12) e a madrugada desta terça-feira (13). Ainda na madrugada, a festa foi acompanhada pelas 16 câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) que existem nas imediações, como ocorre em outras datas.
A Guarda Municipal, junto com demais órgãos de segurança, bem como as equipes de trânsito do Município, permaneceram no local para garantir o sossego público. Logo ao amanhecer, equipes da Prefeitura realizaram a limpeza da via e da praça. A estimativa dos órgãos de segurança é que tenham circulado cerca de 5 mil pessoas no primeiro dia.
Mediante decisão tomada com base em sugestões dos representantes de órgãos de segurança, o prefeito em exercício Rodrigo Decimo assinou decreto que estipula um horário específico para funcionamento dos estabelecimentos da região. Conforme o documento (confira a íntegra no final desta nota), estabelecimentos como bares, lancherias, distribuidoras de bebidas, minimercados e outras atividades que envolvam o comércio de bebidas podem funcionar somente entre 6h e meia-noite. A medida vale até a próxima sexta-feira (16) e engloba os estabelecimentos do perímetro compreendido entre as ruas Serafim Valandro, Silva Jardim, Avenida Borges de Medeiros, Avenida Presidente Vargas e Rua do Rosário.
O descumprimento do decreto implica em infração ao Código de Posturas do Município. Agestes da Superintendência de Fiscalização e da Guarda Municipal estarão nas ruas para, caso seja necessário, realizar as autuações.
O prefeito Jorge Pozzobom que, mesmo em férias participou da reunião, afirma que o planejamento previa um maior número de participantes a partir da terça-feira, como costuma acontecer durante as festas de calouros. Após relatos e reclamações em razão da sujeira deixada pelos jovens, do barulho e de que pessoas estaria urinando no chão da praça e garagens de prédios, a Prefeitura se reuniu com as forças policiais para ampliar a força tarefa de atuação preventiva durante a semana.
“Vamos dar uma pronta resposta, pois fizemos uma previsão de menos adesão à festa na segunda-feira. Nossa gestão é obstinada em cuidar das pessoas. Por isso, teremos as nossas equipes atendendo a quem está festejando e a quem está em casa. Vamos nos encontrar e celebrar com consciência e cuidado. Eu agradeço muito a todos os órgãos de segurança por estarem junto conosco nessa força tarefa e desejo um bom retorno aos estudantes que já estão aqui e uma boa chegada aos estudantes que escolheram a nossa cidade para estudar”, afirma.
Estruturas, equipes e trânsito
A partir desta terça-feira, estarão disponíveis 16 banheiros químicos (sendo cinco masculinos, 10 femininos e um com acessibilidade) na Praça Saturnino de Brito. Também já foram instalados mais quatro contêineres. Haverá aumento dos efetivos da Guarda Municipal, da Brigada Militar, com a unidade móvel, e da Polícia Civil. Também haverá uma ambulância da Secretaria de Saúde.
A Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana vai fazer o fechamento de trechos das ruas Dr. Bozano, no cruzamento com a Serafim Valandro, e Venâncio Aires, no cruzamento com a Duque Caxias, a partir das 18h30min. A Rua Ernesto Marques da Rocha ficará com sentido invertido, também a partir deste horário.
“Esperávamos um número menor de estudantes, mas quem esteve lá percebeu que nossas equipes estavam presentes. Não no mesmo número como no início do ano, pois prevíamos um movimento menor. Mas estamos num retorno dos encontros presenciais e as pessoas aproveitam para festejar. Obviamente, teremos que reforçar a estrutura, instalar banheiros químicos e ampliar a limpeza. No sentido de preservar o sossego público, vamos limitar o horário de funcionamento dos estabelecimentos que vendem bebidas ali na região”, afirma o chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, presente na reunião.
A Prefeitura reforça o pedido para quem for participar da festa dos calouros, que procure utilizar os banheiros químicos e ajude colocando garrafas, latas e copos devidamente nas lixeiras que estarão disponíveis.
Além do prefeito, a reunião com os demais representantes de órgãos públicos contou com os secretários, Orion Ponsi, de Mobilidade Urbana; Wagner da Rosa, de Infraestrutura e Serviços Públicos; o superintendente do Ciosp, Sandro Nunes; o Subchefe do Gabinete do Prefeito, Carlos Alberto Uberti Vianna, o superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro; o superintendente de Operações, Jairo Silveira Rodrigues; o superintendente de Trânsito e Transporte, Alexandre Brondani; e o Tenente-Coronel Paulo Antônio Flores de Oliveira, comandante do 1º RPmon.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.