É hora de compartilhar as boas novas do Ciosp – por Rodrigo Decimo
Programa Ciosp-CAD agiliza respostas às demandas da segurança pública
Primeiramente, agradeço ao espaço cedido pelo jornalista Claudemir Pereira para que nós, representantes da Prefeitura de Santa Maria, possamos escrever sobre as iniciativas de governo. A partir desta semana, assinarei os artigos deste espaço em decorrência das merecidas férias do prefeito Jorge Pozzobom. De modo que o objetivo é continuar zelando pela transparência na gestão pública, um princípio que, para mim, é fundamental.
Introdução necessária feita, começo a compartilhar fatos que julgo relevantes e que fazem parte da minha rotina de trabalho no Município. O primeiro: a gestão do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e de órgãos de segurança e fiscalização da Prefeitura, processo que está ainda mais eficiente. Isso porque foi implementado, recentemente, um novo software para a gestão das demandas da Guarda Municipal, da Defesa Civil e da Coordenadoria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana (CMTU). O sistema se chama Ciosp-CAD – termo originado de Cadastro, Atendimento e Despacho de ocorrências.
A Guarda Municipal, que é quem usa o software há mais tempo – seis meses – já consegue apresentar resultados positivos práticos: o tempo médio entre o deslocamento da equipe e o atendimento do chamado foi reduzido de cerca de duas horas para 49 minutos ou até menos. Ou seja, está 59% mais rápido. Essa informação, inclusive, já foi tema de notícias publicadas no próprio site da Prefeitura e na imprensa.
É preciso, de fato, parabenizar o superintendente do Ciosp, Sandro Nunes, o assessor operacional Edson Weise, o analista de sistemas Fabricio Viero de Araujo – desenvolvedor do software -, e a coordenadora setorial Camila da Rosa por trabalharem na implementação da tecnologia. Também é preciso saudar os servidores do Município que se dispuseram a incluir na rotina de trabalho essa ferramenta que chegou para contribuir, e muito, com Santa Maria.
Hospedado e mantido pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Informação (TI), o Ciosp-CAD não é somente mais um aplicativo à disposição do Poder Público. O Ciosp-CAD é uma revolução. Para se ter uma ideia, a tecnologia consegue registrar a quilometragem percorrida e o gasto de combustível de cada viatura; gerar mapas georreferenciados e de calor das ocorrências – para vermos qual região da cidade é mais afetada -; acompanhar em tempo real os atendimentos, também via mapa digital; e possibilitar que, quando a viatura for despachada, o grau de risco do chamado já seja comunicado para os agentes.
Vale lembrar que o Ciosp-CAD foi desenvolvido sem nenhum custo adicional para os cofres públicos. A inovação, neste caso, gera profissionalismo, agilidade e bem-estar social, bem como qualifica o trabalho dos servidores e proporciona melhores condições de atuação para quem, muitas vezes, arrisca a vida por nós.
Graças, também, ao apoio e ao trabalho dos demais órgãos de segurança que atuam em Santa Maria, o Ciosp é uma estrutura consolidada. Além de integrar diferentes forças em um mesmo ambiente e reunir as imagens de 1.117 câmeras de monitoramento espalhadas pelo Município, o Ciosp é uma forma de a Prefeitura não se omitir em um assunto tão importante para todos como é a segurança pública.
Entretanto, vale lembrar que o Ciosp é jovem – foi apresentado à comunidade em 2020 – e, como tal, precisa e merece ser aperfeiçoado. Trabalhar com segurança exige constante atualização e respostas rápidas. A reativação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), o qual presido, com muita honra, é uma das decisões que colaboram com o tão fundamental planejamento de futuras ações.
A população pode ter certeza de que sabemos das necessidades e que, na medida do possível, nós, da gestão municipal, buscaremos mais tecnologia, mais pessoas qualificadas, legislações aprimoradas e articulação para que o Ciosp permaneça como um braço forte na busca pela ordem e pela preservação da vida.
(*) Rodrigo Decimo é empresário, ex-presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria e Vice Prefeito Municipal no exercício da Prefeitura.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.