Artigos

É hora de compartilhar as boas novas do Ciosp – por Rodrigo Decimo

Programa Ciosp-CAD agiliza respostas às demandas da segurança pública

Na semana passada, o vice-prefeito Rodrigo Decimo, neste momento no exercício da Prefeitura, participou de reunião com o superintendente do Ciosp, Sandro Nunes, na qual tratou sobre as demandas do local (Foto Rafael Favero/Prefeitura)

Primeiramente, agradeço ao espaço cedido pelo jornalista Claudemir Pereira para que nós, representantes da Prefeitura de Santa Maria, possamos escrever sobre as iniciativas de governo. A partir desta semana, assinarei os artigos deste espaço em decorrência das merecidas férias do prefeito Jorge Pozzobom. De modo que o objetivo é continuar zelando pela transparência na gestão pública, um princípio que, para mim, é fundamental.

Introdução necessária feita, começo a compartilhar fatos que julgo relevantes e que fazem parte da minha rotina de trabalho no Município. O primeiro: a gestão do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e de órgãos de segurança e fiscalização da Prefeitura, processo que está ainda mais eficiente. Isso porque foi implementado, recentemente, um novo software para a gestão das demandas da Guarda Municipal, da Defesa Civil e da Coordenadoria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana (CMTU). O sistema se chama Ciosp-CAD – termo originado de Cadastro, Atendimento e Despacho de ocorrências.

A Guarda Municipal, que é quem usa o software há mais tempo – seis meses – já consegue apresentar resultados positivos práticos: o tempo médio entre o deslocamento da equipe e o atendimento do chamado foi reduzido de cerca de duas horas para 49 minutos ou até menos. Ou seja, está 59% mais rápido. Essa informação, inclusive, já foi tema de notícias publicadas no próprio site da Prefeitura e na imprensa.

É preciso, de fato, parabenizar o superintendente do Ciosp, Sandro Nunes, o assessor operacional Edson Weise, o analista de sistemas Fabricio Viero de Araujo – desenvolvedor do software -, e a coordenadora setorial Camila da Rosa por trabalharem na implementação da tecnologia. Também é preciso saudar os servidores do Município que se dispuseram a incluir na rotina de trabalho essa ferramenta que chegou para contribuir, e muito, com Santa Maria.

Hospedado e mantido pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Informação (TI), o Ciosp-CAD não é somente mais um aplicativo à disposição do Poder Público. O Ciosp-CAD é uma revolução. Para se ter uma ideia, a tecnologia consegue registrar a quilometragem percorrida e o gasto de combustível de cada viatura; gerar mapas georreferenciados e de calor das ocorrências – para vermos qual região da cidade é mais afetada -; acompanhar em tempo real os atendimentos, também via mapa digital; e possibilitar que, quando a viatura for despachada, o grau de risco do chamado já seja comunicado para os agentes.

Vale lembrar que o Ciosp-CAD foi desenvolvido sem nenhum custo adicional para os cofres públicos. A inovação, neste caso, gera profissionalismo, agilidade e bem-estar social, bem como qualifica o trabalho dos servidores e proporciona melhores condições de atuação para quem, muitas vezes, arrisca a vida por nós.

Graças, também, ao apoio e ao trabalho dos demais órgãos de segurança que atuam em Santa Maria, o Ciosp é uma estrutura consolidada. Além de integrar diferentes forças em um mesmo ambiente e reunir as imagens de 1.117 câmeras de monitoramento espalhadas pelo Município, o Ciosp é uma forma de a Prefeitura não se omitir em um assunto tão importante para todos como é a segurança pública.

Entretanto, vale lembrar que o Ciosp é jovem – foi apresentado à comunidade em 2020 – e, como tal, precisa e merece ser aperfeiçoado. Trabalhar com segurança exige constante atualização e respostas rápidas. A reativação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), o qual presido, com muita honra, é uma das decisões que colaboram com o tão fundamental planejamento de futuras ações.

A população pode ter certeza de que sabemos das necessidades e que, na medida do possível, nós, da gestão municipal, buscaremos mais tecnologia, mais pessoas qualificadas, legislações aprimoradas e articulação para que o Ciosp permaneça como um braço forte na busca pela ordem e pela preservação da vida.

(*) Rodrigo Decimo é empresário, ex-presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria e Vice Prefeito Municipal no exercício da Prefeitura.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo