ELEIÇÕES 2022. Simone Tebet e Gabriel Souza em campanha em Santa Maria. UFSM, um dos destinos
Candidata a Presidente encerrou aqui o roteiro gaúcho começado em Pelotas
Da Assessoria de Imprensa da Coligação
Na última semana de campanha a candidata do MDB à presidência da República Simone Tebet escolheu o Rio Grande do Sul entre os estados para mobilização nesta reta final. Com um discurso a favor dos direitos das mulheres, do investimento em modernização estatal e da educação como prioridade nacional, a presidenciável visitou nesta segunda-feira, dia 26, os municípios de Pelotas e de Santa Maria, respectivamente na Zona Sul e Região Central. O candidato a vice-governador, deputado Gabriel Souza, acompanhou a sua correligionária nas duas cidades.
Em Pelotas, ao lado do candidato a governador Eduardo Leite (PSDB) e do vice Gabriel Souza (MDB), Simone definiu a sua candidatura como pacifista. “Por onde vou percebo a ansiedade do eleitor em nos ouvir. Nossa candidatura representa equilíbrio, moderação e diálogo”, sintetizou. Para ela, essa postura transmite segurança jurídica aos investidores. “A polarização faz com que a terceira via ressurja nessa eleição”, frisou.
Educação: prioridade nacional
Em Santa Maria a agenda de Simone Tebet iniciou na Universidade Federal. Em audiência com o reitor da UFSM, Luciano Schuch, e com a vice-reitora da Universidade Franciscana (UFN), Solange Binotto Fagan, a emedebista disse que educação é prioridade nacional e destacou o protagonismo da área na sua gestão, caso seja eleita, e os projetos para o plano de governo que buscam fortalecer o setor, especialmente a formação de professores. “Estamos estudando formas de viabilizar a premiação de alunos que se destacam para que eles invistam na carreira em pedagogia”, explicou. Ela também ressaltou que pretende investir em ciência e tecnologia por meio da parceria com ONGs mundiais, além da bolsa de R$ 5 mil para alunos que concluírem o ensino médio.
Segundo Simone, o objetivo é evitar a evasão escolar que tem pico nesta etapa da formação. “A média de estudantes que se formam no ensino médio é de 1,5 milhão por ano em todo País. Essa premiação custaria no máximo até R$ 10 Bi. É um investimento completamente viável e garantirá que esse estudante passe para o ensino profissionalizante e universidade”, justificou.
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades da Assembleia Legislativa, Gabriel complementou que o plano de governo da coligação Um Só Rio Grande prevê a compra de bolsas para estudantes carentes em universidades comunitárias e pontuou a importância de investimentos nessas e outras instituições gaúchas. “O ensino superior no Rio Grande foi profundamente impactado pela pandemia e pela desvalorização recente. Temos projeto para apoiar o setor e fomentar a área”, afirmou.
Em atenção à valorização da mulher no mercado, para a qual defende remuneração igual ao do homem na mesma função, Simone também defendeu parceria da União com os municípios para o Ensino Infantil, garantido educação de qualidade deste a primeira infância. “Como presidente, não vou descansar um único segundo enquanto o filho do pobre não tiver a mesma qualidade de ensino que o filho do rico”, sustentou a emedebista. Simone e Gabriel também encontram estudantes no campus e participaram de encontro com apoiadores no centro de Santa Maria.
Jovens talentosos
Simone iniciou a sua segunda visita ao Rio Grande do Sul nestas eleições cumprindo agendas em Pelotas. Ao lado dos candidatos a governador e vice-governador Eduardo Leite (PSDB) e Gabriel Souza (MDB), a presidenciável afirmou: “o nosso compromisso é mesmo: um Brasil que seja verdadeiramente de todos e desenvolvido.” Ela concedeu entrevista coletiva no Comitê de campanha da coligação, visitou o tradicional Café Aquarius e caminhou ao lado de apoiadores pelo centro da cidade.
“Estar aqui em um momento histórico, em que o MDB se une ao PSDB em um projeto estadual, com dois jovens talentosos, de partidos de centro, que tem tudo a contribuir com o desenvolvimento do Rio Grande é uma alegria muito grande”, disse a emedebista. Ela afirmou também que se sente “madrinha” da união entre as siglas, que chamou de “casamento perfeito”.
Gabriel retribuiu os elogios e reafirmou a importância da candidatura da emedebista como alternativa à polarização no Brasil que, segundo ele, está dividindo a nação. “Simone está fazendo uma eleição de um jeito consciente, com propostas claras, sem ataques e agressividades. Ela prova que dá pra fazer política com amor e união. Ela é uma mulher que muito nos orgulha e que vem se mostrando como a melhor candidata nos debates”, pontuou o candidato a vice.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.