Por Rafael Favero e Luiz Gustavo Pereira Dartora / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Santa Maria emplacou mais uma posição de destaque em ranking de abrangência nacional. Desta vez, foi na classificação elaborada pela Connected Smart Cities (Cidades Inteligentes Conectadas, na tradução), plataforma digital voltada ao desenvolvimento de cidades inteligentes.
Santa Maria é a primeira colocada no eixo Educação entre os municípios da região Sul do país. Já no ranking geral, a cidade figura na 12ª colocação. O levantamento é referente ao ano de 2022 e considera 680 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes.
“Mais uma vez, Santa Maria mostra sua força na área da educação. Por isso, precisamos valorizar e parabenizar nossas escolas, universidades e faculdades, bem como os professores, que, aliás, comemoram o seu dia em 15 de outubro”, afirma o vice-prefeito Rodrigo Decimo.
Os indicadores avaliados para a composição do ranking educacional foram: despesas per capita paga com educação; Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) (anos finais); matrícula escolar na rede pública online; média de alunos por turma; média de hora-aula diária; média dos alunos das escolas públicas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); número de computadores e equipamentos digitais disponíveis nas escolas; percentual da força de trabalho ocupada no setor Educação e Pesquisa e Desenvolvimento; percentual dos docentes do ensino médio que possuem Ensino Superior; percentual dos trabalhadores formais com Ensino Superior; taxa de abandono e vagas em universidade pública.
Entre as fontes consultadas para a apuração dos indicadores, estão a Secretaria da Fazenda Nacional, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Relatório Anual de Informações Sociais (Rais).
OUTROS DESTAQUES NACIONAIS
Neste ano, Santa Maria já apareceu bem posicionada em outros rankings que abrangeram todas as regiões brasileiras. No Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Endeavor, Santa Maria foi a cidade gaúcha com a melhor colocação no rankig geral, atrás apenas de Porto Alegre. Nesse mesmo ranking, o município conquistou posição entre os três melhores do Brasil no quesito “capital humano”.
Também em 2022, no Índice de Concorrências dos Município (ICM), do Ministério da Economia, que analisou o ambiente de negócios e a qualidade regulatória entre empresas, Santa Maria foi a melhor colocada do Rio Grande do Sul e a segunda melhor se considerada a região sul do Brasil, atrás somente de Curitiba.
RANKING CONNECTED SMART CITIES
Educação
Ranking Geral (*)
1º São Caetano do Sul (SP)
2° Mineiros (GO)
3º Ouro Preto (MG)
4º Viçosa (MG)
5º Campinas (SP)
6º Jaguariúna (SP)
7º Vitória (ES)
8º Maricá (RJ)
9º Breves (PA)
10º Jundiaí (SP)
11º Brumado (BA)
12º Santa Maria (RS)
13º Canguçu (RS)
14º Nova Venécia (ES)
15º Colatina (ES)
Ranking da Região Sul (*)
1º Santa Maria (RS)
2º Canguçu (RS)
3º Curitiba (PR)
4º Ijuí (RS)
5º Canoinhas (SC)
6º Bento Gonçalves (RS)
7º Florianópolis (SC)
8º Rio Grande (RS)
9º Joinville (SC)
10º Santa Rosa (RS)
11º Criciúma (SC)
12º União da Vitória (PR)
13º Telêmaco Borba (PR)
14º Pato Branco (PR)
15 º São Gabriel (RS)
(*) 15 primeiros colocados
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Mais um ranking frio.