DestaqueEleições 2022

ELEIÇÕES 2022. 156 milhões de brasileiros voltam às urnas neste domingo para escolher o Presidente

Lula e Bolsonaro disputam o turno final da corrida pelo comando do Planalto

Próximo Presidente encontrará desafios a ser enfrentados direto do Palácio do Planalto (Roberto Stuckert Filho/Divulgação)

Reproduzido do Site do Correio do Povo / Texto assinado por Mauren Xavier

Após uma campanha de segundo turno pautada por intensos embates, 156 milhões de brasileiros retornarão às urnas neste domingo para definir quem ocupará o Palácio do Planalto pelos próximos quatro anos. Na mesma oportunidade, 12 estados conhecerão seus novos governantes, completando assim o cenário político brasileiro a partir de 2023. Ao contrário do primeiro turno, quando os eleitores escolhiam candidatos para cinco cargos (deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República), desta vez, o processo será mais rápido, apenas para presidente e governador nos locais em que os escolhidos não foram definidos na etapa inicial, o que deverá representar menos filas em comparação ao dia 2 de outubro. 

Na disputa presidencial, estão o ex-presidente Lula (PT), que terminou à frente no primeiro turno com 48,4% dos votos válidos e o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), que fez 43,2% dos votos. O segundo turno começou focado na busca de apoios, especialmente dos governadores já eleitos, assim como dos adversários na primeira etapa e de roteiros por regiões consideradas mais sensíveis pelos candidatos.

Exemplo disso foi o elevado número de vezes que os candidatos promoveram atos de campanha em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país. No primeiro turno, Lula conquistou a maior quantidade de votos. Para reverter esse resultado, Bolsonaro participou de diversas atividades nas cidades mineiras, além de ter recebido o apoio do governador reeleito Romeu Zema (Novo).

No Rio Grande do Sul, onde fez o maior número de votos, Bolsonaro participou de atividade com apoiadores em Pelotas, e, faltando quatro dias para o pleito, a primeira-dama Michelle Bolsonaro também participou de ato na Capital. Já o ex-presidente Lula, que ficou oficialmente sem palanque no Estado, realizou uma caminhada na região central de Porto Alegre durante o segundo turno. 

Próximo presidente encontrará desafios

O presidente eleito neste domingo terá pela frente uma série de desafios a partir de 2023. A economia ainda segue em ritmo de recuperação diante de diversas medidas de estímulo. Porém, os juros básicos continuam em patamares elevados, com o cenário ainda impactado pela pandemia. Outro assunto que deverá estar na agenda do próximo presidente é o funcionalismo, com a discussão sobre o reajuste dos servidores e as propostas de reforma administrativa…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo