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ELEIÇÕES 2022. Nada de Lula nem de Bolsonaro: maiores vencedores são Facebook e Google

Gigantes da internet receberam mais de R$ 112 milhões só no 1º turno

Por Maiquel Rosauro

Enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) terão um segundo turno para decidir quem irá comandar o Brasil pelos próximos quatro anos, a eleição de 2022 já determinou os reais vencedores: Facebook e Google. Os dois gigantes da internet são os principais fornecedores de serviços das campanhas deste pleito. Juntos, a rede social e o buscador receberam R$ 112,6 milhões apenas no primeiro turno.

O Facebook foi o que mais lucrou, com R$ 61.226.794,41. É um valor considerável, mas que representa apenas 1,53% do total gasto com fornecedores no primeiro turno. Quem mais investiu na rede social foi a candidata a presidente Simone Tebet (MDB), com R$ 1,9 milhão, seguida pelo candidato a governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), com R$ 1,6 milhão, e o presidenciável Ciro Gomes (PDT), com R$ 1,2 milhão. Tebet e Ciro ficaram pelo caminho e Freitas venceu o pleito cearense.

O Google recebeu R$ 51.406.914,79 no primeiro turno (1,29% do total de gastos com fornecedores). Lula foi quem mais apostou na ferramenta de buscas, investindo R$ 10,4 milhões, sobretudo, em vídeos no YouTube (que pertence ao Google). Em segundo lugar ficou Ciro, com R$ 3,3 milhões e, em terceiro, ficou o candidato a governador do Ceará, Roberto Cláudio Bezerra (PDT), com R$ 1,5 milhão, que sucumbiu nas urnas.

Neste link (AQUI) você confere os anúncios de Tebet nas plataformas Facebook e Instagram (ambas redes sociais pertencem ao mesmo grupo). E AQUI os anúncios de Lula nas plataformas do Google.

No total, as campanhas gastaram com fornecedores, no primeiro turno, quase R$ 4 bilhões. O número exato, conforme a Justiça eleitoral, é R$ 3.999.040.390,33. O ranking com os gastos está disponível na plataforma DivulgaCandContas (AQUI).

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Um Comentário

  1. Uns 10 milhões de dolares antes dos impostos. Facebook fatura mais de 300 milhoes de dolares por dia. Google fatura menos com propaganda uns 120 milhões. FB está passando por uma mudança de estrategia nos negocios, andaram dando tiro no pe, devem demitir algo como 15% da mão de obra.

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