Por Sérgio Marques
Após a ruptura de 7 anos sem o tradicional desfile das Escolas de Samba, Santa Maria volta a reagir e se reinventa para a Folia de Momo. Mesmo fora de época, coincidindo com o Mês da Consciência Negra, as escolas de samba e a Associação Aliança Pelo Samba, de forma simbólica, promovem neste mês a retomada do carnaval de rua do município.
A programação carnavalesca acontecerá no dia 26 de novembro com a Noite Cultural na Gare da Estação Férrea. Promovida pela Associação Aliança Pelo Samba, o evento contará com a participação de 4 escolas de samba de Santa Maria, sendo elas: Unidos de Camobi, Arco Íris, Mocidade Independente das Dores e Vila Brasil.
Em formato de desfile, as escolas se apresentarão com quesitos carnavalescos pré-estabelecidos pela Aliança, tema enredo, comissão de frente, bateria, 1 carro alegórico, harmonia, 2 alas, casal de mestre sala e porta bandeira, estandarte, baianas, velha guarda, ala de convidados
Os ingressos podem ser trocados por 1kg de alimento nos pontos de troca: CEBRATEC – Rua Tuiuti 1940, Theatro Treze de Maio e com as escolas de samba.
Na programação da Noite Cultural, além do desfile das escolas de samba, está previsto apresentação do artista Vani, Cia Hip Hop Mecanic Street Dance, MC GD, Ritmo de Camobi, Missionários da Rima, Escola Clemenciano Barnasque, Paulo e Ruti Afro-dança, Dj PC afro-music e pagodinho CAMPIOL.
A realização é da Associação Aliança Pelo Samba e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria. O financiamento do evento foi feito através das emendas dos deputados federais Paulo Pimenta e Maria do Rosário e dos Vereadores locais Rudys Rodrigues, Marina Callegaro, Werner Rempel/Maria Rita Py Dutra.
A corte do carnaval fará a abertura oficial às 19h
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.