DISTRITO CRIATIVO. Grupo da UFSM promove uma intervenção artística na Antiga Reitoria nesta quarta
Atividade do curso de Dança-Licenciatura faz parte do ciclo ‘Ser-Povo-Movente’
Da Agência de Notícias da UFSM / Com imagem de Reprodução e acréscimos do Editor
O Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA), do curso de Dança-Licenciatura da UFSM, continua com o ciclo de intervenções artísticas “Ser-Povo-Movente” em locais de referência patrimonial da cidade de Santa Maria, dentro do Distrito Criativo Centro-Gare.
Após a estreia, com a intervenção “Ser” no coreto da Praça Saldanha Marinho, o LICCDA apresenta nesta quarta-feira (30), às 18h30, no saguão da antiga Reitoria da UFSM, a intervenção “Movente”.
Com direção do professor Odailso Berté, “Movente” aborda a criação da UFSM. O contexto da ditadura militar aparece como referência do momento histórico em que a UFSM dava seus passos iniciais enquanto primeira universidade pública do interior do país. Os sonhos da juventude e os ideais do movimento estudantil são tomados como motores de esperança frente às recentes críticas e ataques que a universidade tem sofrido.
A música vencedora da 29ª Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria (2022), “A Lenda das Visões”, de Cleber Brenner e Ovídio Mayer, que aborda de maneira poética a história da UFSM, também foi uma das referências para a composição coreográfica e compõe a trilha sonora da intervenção “Movente”.
O ciclo de intervenções “Ser-Povo-Movente” é uma ação do projeto de pesquisa Arte e Patrimônio Cultural e do projeto de extensão Dança e Patrimônio Cultural. A realização conta com a Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, o Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e a Prefeitura de Santa Maria, através da Secretaria da Cultura.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.