Artigos

Nefertari: a esposa favorita de Ramsés II – por Elen Biguelini

De nome semelhante a mais bela rainha egípcia, Nefertari (traduzido para ‘a mais bela’ ou ‘a mais perfeita’) foi a esposa favorita de Ramsés II, que foi um dos mais importantes faraós do Egito. Ela viveu entre 1290 a.C e 1254 a.C. Embora ela tenha falecido e ele tido outras esposas, a representação dela é a mais frequente, como aquela que nunca fora esquecida por ele. Nota-se que, seguindo traduções egípcias de casamento entre familiares, ele desposou posteriormente as filhas dele próprio com esta esposa.

Ela teria sido importante politicamente durante os primeiros anos do reinado de seu marido e participado em diversas cerimônias simbólicas, bem como ter auxiliado em negociações de paz. Seu marido foi um grande guerreiro, representado sempre sobre diversas figuras estrangeiras (o que significava que teria os subjugado ou vencido), e possivelmente tenha recebido o auxílio desta esposa em suas relações internacionais.

Sua importância se demonstra mais claramente através da magnifica estrutura deixada por seu marido em seu nome. No templo de Abu Simbel, recuperado das águas da represa do lago de Nasser, encontram-se duas estruturas magnificas talhadas na rocha. Uma é o templo dedicado ao próprio Ramsés II, a segunda, um templo dedicado a sua esposa.

Nota-se que neste local sua representação tem altura semelhante a do marido, o que não acontecia com outras esposas de faraós.

Neste local, dedicado também a deusa Hathor, a imagem de Nefertari é misturada a da própria deusa (em uma representação que já apresentamos nestes textos) ao ter seus ouvidos modificados para parecerem os de uma vaca (uma das identificações imagéticas desta deusa).

Nefertari na Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nefertari

(*) Elen Biguelini é doutora em História (Universidade de Coimbra, 2017) e Mestre em Estudos Feministas (Universidade de Coimbra, 2012), tendo como foco a pesquisa na história das mulheres e da autoria feminina durante o século XIX. Ela escreve semanalmente aos domingos, no Site.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Finaleiras da idade do bronze. Ramses, obvio, não tinha somente uma esposa. Pelo menos uma irma e algumas filhas compunham o elenco. O padrão de beleza naquela época dificilmente era o mesmo de hoje. Ramses teve uma batalha com o povo Hitita (que não é da Biblia, aqueles eram resquicios) em Kadesh. O egipcio estava levando um pau e aparentemente conseguiu um empate. Porém os registros arqueologicos mostram que os dois lados declararam vitoria. O tratado de paz que se seguiu é o primeiro registro de acordo internacional que se tem registro na historia. Nesta época a civilização minóica em Creta já se encaminhava para o fim, civilização esta que já tinha saneamento, fornecimento de agua e esgotamento sanitario. Tudo isto precede a ‘idade média’ que precede a idade do ferro. Por que o mimimi? Porque tem imbecis largando de vez em quando ‘inadmissivel! em pleno 2022 isto não poderia acontecer!’. Pois é, não se respeita nem o numero na folhinha mais, daqui mês e pouco muda, espera-se que se respeite a folhinha do ano que vem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo