
Da Subdivisão de Comunicação do CCSH da UFSM
Você já parou para pensar como encontrar a melhor revista para publicar seus artigos acadêmicos? Foi justamente para resolver essa dificuldade que o professor Juliano Nunes Alves, do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM, desenvolveu o site Journal Scope, uma ferramenta gratuita para consulta de periódicos acadêmicos.
Após a descontinuação do Qualis Periódicos, ferramenta da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) utilizada para qualificar revistas científicas, o processo de escolha dos periódicos para a publicação de artigos científicos ficou mais complicado. Com essa situação em mente, o professor Juliano desenvolveu o site “Journal Scope”, um sistema de consulta de journals acadêmicos.
O projeto começou como uma alternativa para integrar as diferentes bases e conseguir conectar os periódicos da Wiley, uma editora global com foco em publicações acadêmicas e materiais educacionais, do convênio CAPES/Universidades. O desenvolvimento do site levou cerca de uma semana e foi focado na praticidade para quem precisa encontrar um journal que tenha valor na avaliação do CAPES.
O sistema do site permite buscar por parte do título do periódico ou por classificação. Os resultados mostram as classificações ABCD, ABS e disponibilidade Wiley, o que permite que pesquisadores identifiquem periódicos que podem ter boa avaliação no próximo triênio da CAPES.
A classificação ABCD é baseada na última qualificação do Qualis CAPES. Já a ABS (Academic Journal Guide) avalia os periódicos em áreas de negócios e administração, em níveis de 1 a 4*, sendo 4* a classificação mais alta, reservada aos periódicos considerados de elite e mais influentes no mundo.
Por enquanto, a ferramenta abrange a área 27 da CAPES: Administração, Ciências Contábeis e Turismo, porém, existe o interesse em expandir o projeto para outras áreas, dependendo da disponibilidade de bases de dados confiáveis.
Para o professor Juliano, a ferramenta é essencial após o fim do Qualis Periódicos, já que o sistema oferece acesso a classificações internacionais que podem servir como referência para pesquisadores avaliarem a qualidade dos periódicos onde pretendem publicar. Você pode encontrar o site aqui.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Parecido com o Research Gate ou o Semantic Scholar? Proxima noticia vai ser ‘pesquisador da UFSM desenvolve uma coisa circular que gira e facilita o transporte de outras coisas’.