Artigos

Seguimos avançando na obra do novo Calçadão – por Jorge Pozzobom

Prefeito Jorge Pozzobom acompanha o andamento da obra do novo Calçadão, que está mais de 50% concluída. Foto Diego Bortoluzzi / Prefeitura de Santa Maria

Costumo usar este espaço para fazer uma espécie de prestação de contas à população das ações que desenvolvemos ao longo da nossa gestão municipal. Quando surgem novidades a respeito dos mais diversos projetos que estão sob a responsabilidade da Prefeitura de Santa Maria, procuro compartilhá-las com todos. Assim como tenho feito em relação às obras na área da Educação, como as quatro creches que estão sendo erguidas atualmente e uma quinta que sairá do papel em breve, às melhorias na infraestrutura de ruas e avenidas da cidade (sistema de drenagem pluvial, nova pavimentação e sinalização viária) e também no que diz respeito a outras frentes de trabalho, vou trazer agora informações sobre o andamento da obra do novo Calçadão Salvador Isaia, que já está mais de 50% concluída.

Localizado no coração de Santa Maria, em uma área que faz parte do nosso Centro Histórico e do Distrito Criativo Centro-Gare, o Calçadão tem destacada importância no dia a dia de quem mora, trabalha ou visita o município. Essa obra, que já me causou muita dor-de-cabeça devido a sua complexidade, está andando a pleno e, inclusive, cerca de 7% (ou 30 dias) adiantada conforme o cronograma estipulado.

A obra continua avançando e está, atualmente, na etapa de escavação do solo no quarto e penúltimo quadrante do Calçadão, em direção à Rua Floriano Peixoto. Nessa etapa, também são realizados os serviços de drenagem superficial, construção de caixas coletoras de esgoto, reforço do pavimento, além da concretagem, como já ocorreu nos quadrantes anteriores. E, na parte mais central do Calçadão, são preparadas as estruturas em alvenaria que receberão os decks, os bancos e as ilhas com paisagismo ao longo de todo o espaço.

Estamos acompanhando de perto os serviços e tomando todas as decisões em conjunto a respeito da obra. Sempre com muita seriedade e responsabilidade. A próxima etapa, quando chegar ao quinto e último quadrante, vai exigir uma intervenção mais profunda para resolver um desnível no final da galeria, para melhorar o caimento da água da chuva.

Os trabalhos no último quadrante vão exigir interrupção do trânsito de veículos e pedestres na Rua Floriano Peixoto. Diante disso, e por conta do aumento do movimento de pessoas que circulam pelo local na época de Natal, ficou acordado que será finalizado esse penúltimo quadrante e apenas seguirão alguns serviços de acabamento em dezembro. O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Sindilojas) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) foram comunicados dessa situação, bem como os comerciantes, sobre a pausa nos serviços nesse período. É uma medida para não prejudicar o comércio. E isso só será possível pelo fato de a obra estar adiantada, tendo a sua continuidade normal retomada no início de janeiro. O investimento do município no novo Calçadão é de R$ 3.665.668,49.

Essa boa notícia se soma à previsão de ter início, já nos primeiros meses de 2023, de outra grande obra que vai revitalizar mais um cartão-postal da nossa cidade: a Praça Saldanha Marinho. Temos nos reunido com mais frequência para tratar de questões técnicas e do planejamento da intervenção na praça.

Com projeto desenvolvido pelo famoso escritório Burle Marx, a obra de revitalização da Saldanha Marinho será viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a Prefeitura no valor de R$ 1.267.610,61. Isso por conta do desmembramento de um terreno junto ao Colégio Centenário, onde a empresa está erguendo um prédio.

Com todas essas obras, nosso Centro Histórico será repaginado, valorizando tudo o que o cerca. E, o mais importante, ficará mais atrativo para quem dá vida a ele, ou seja, as pessoas. Porque cuidar delas é o que nos impulsiona a trilhar um caminho seguro em direção ao futuro!

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para um novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Em 2019 o Re Viva Bozano deu com os burros n’agua. Foi anunciando que as obras no Calçadão iriam começar em julho e terminar no final do ano. Democracia é cara, principalmente quando elegem incompetentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo