DestaquePolítica

ESTADO. Conheça os secretários já anunciados e pastas ainda sem nomes indicados pelo governador

A expectativa é que os 13 ainda não escolhidos por Leite o sejam até sexta-feira

Pricilla Santana irá assumir a Secretaria da Fazenda e é uma das definições de Eduardo Leite (Foto Maurício Tonetto/Divulgação)

Reproduzido do Site do Correio do Povo / Texto assinado por Felipe Nabinger

Até o momento, o governador eleito, Eduardo Leite, já anunciou 14 nomes do primeiro escalão do governo, que poderá chegar a 27. Parte dos anúncios representa apenas a manutenção de atuais secretários. A expectativa é concluir a composição até o final desta semana, antes da posse, no dia 1º de janeiro de 2023.

Conheça os já anunciados:

Artur Lemos (Casa Civil). Lemos ocupa o cargo desde 2021. Entrou no governo em 2019, quando comandou a pasta de Meio Ambiente e Infraestrutura.

Eduardo Cunha da Costa (PGE). Iniciou a carreira na Procuradoria-Geral do Estado em 2007 e é procurador-geral do RS desde 1º de janeiro de 2019.

Raquel Teixeira (Educação). No cargo desde abril de 2021, Raquel foi, nos últimos 20 anos, secretária de Educação, de Ciência e Tecnologia, de Cultura, de Cidadania e de Esporte em Goiás.

Tânia Moreira (Comunicação). Já ocupou esse cargo na primeira gestão de Leite e também foi secretária de Comunicação da prefeitura de Porto Alegre em 2017.

Luciano Boeira (Casa Militar). Atual chefe de Gabinete da Casa Militar, o coronel está na Brigada Militar desde 1993. 

Pricilla Maria Santana (Fazenda). Primeira mulher a assumir a Secretaria da Fazenda, ela é subsecretária de Relações Financeiras Intergovernamentais da Secretaria do Tesouro Nacional. 

Sandro Caron (Segurança Pública). Gaúcho, atua como delegado da Polícia Federal. Em 2011, assumiu o cargo de superintendente da PF no Ceará e, em 2013, assumiu o cargo no RS. É Secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará.

Izabel Matte (Obras Públicas). Foi secretária de Planejamento Estratégico e Orçamento de Porto Alegre e é a atual secretária-adjunta de Planejamento, Governança e Gestão.

Beto Fantinel (Assistência Social). Foi eleito para um segundo mandato como deputado estadual pelo MDB.

Arita Bergmann (Saúde). Foi secretária da Saúde na gestão de Leite em Pelotas e, em 2019, voltou a ser titular da Secretaria Estadual da Saúde, cargo que ocupa atualmente.

Ronaldo Santini (Desenvolvimento Rural). É deputado estadual eleito pelo Podemos. No atual governo, foi secretário de Turismo e agora é secretário extraordinário de Apoio à Gestão Política e Administrativa. 

Juvir Costella (Logística e Transportes). Reeleito deputado estadual pelo MDB, foi secretário de Logística e Transportes do Estado na atual gestão. 

Beatriz Araújo (Cultura). Foi duas vezes secretária de Cultura de Pelotas e é desde 2019 secretária estadual da Cultura.

Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico). É deputado estadual eleito para o seu quarto mandato. Assumiu a pasta da Agricultura, em 2015. 

Os cargos que ainda estão abertos

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão;
Secretaria de Turismo;
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia;
Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação;
Secretaria do Esporte e Lazer; 
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura; 
Secretariade Trabalho e Desenvolvimento Profissional;
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo;
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos;
Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano;
Secretaria de Parcerias e Concessões;
Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária; e
Secretaria Extraordinária (ainda será definida) 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo