Artigos

O ano de 2023 será de desafios – por Paulinho Salerno

“Grandes impactos mas, com trabalho e dedicação, podem ser contornados”

Uma das palavras que mais utilizamos na gestão pública, no ano de 2022, com toda certeza foi “desafio”. Isso porque se tratava de um ano de retomada, de uma pandemia que ainda possui sequelas, mas que graças aos esforços na área da saúde, parece uma preocupação em muito menor escala do que havia, por exemplo, em 2020. Isso também se tornou possível por conta do entendimento da população acerca da importância de se vacinar.

Temos de falar também de nossas preocupações, pois a falta de chuvas, em 2022, já preocupa alguns municípios, em uma lista que deve crescer, quando olhamos para cima e não temos boas perspectivas. Contar com as condições climáticas sempre foi um grande desafio para o produtor, que ver em 2023 dias melhores, que possam minimizar os prejuízos e ser também um ano de boas safras e conquistas.

O ano atual também foi um passo muito grande para o turismo em solo gaúcho, evidenciado pela chegada dos avaliadores da Unesco, que puderam ver de perto a riqueza natural e cultural de nossas regiões. O sinal verde para a chancela do Geoparque Quarta Colônia e o Geoparque Caçapava demonstrou que não apenas aquelas regiões turísticas consolidadas são capazes de oferecer conhecimento, mas que o Rio Grande do Sul deve ganhar mais duas fortes regiões turísticas num futuro muito próximo.

Em termos pessoais, também posso dizer que 2022 foi um ano de conquista, ao me tornar Presidente da entidade que luta pela causa municipalista e que trabalha sempre buscando inovações que auxiliam na gestão pública. A Famurs é uma grande porta-voz das necessidades dos municípios, na busca por recursos, parcerias e no estímulo ao crescimento, através do conhecimento e da busca por oportunidades para os gaúchos.

Participamos de feiras, conhecemos grandes empresas e grandes players que têm papel fundamental no desenvolvimento do Estado. E também aproveitamos para reconhecer o trabalho realizado pelos nossos prefeitos, prefeitas, vices, secretários e secretárias, na gestão pública diária, pois nada mais gratificante que premiar boas ideias que vêm em benefício da população.

O ano de 2023 será de desafios para todos nós, por conta da diminuição das receitas e novas despesas geradas, com as quais teremos de lidar e nos reinventar na gestão, mais uma vez. Grandes impactos mas, que com muito trabalho e dedicação, podem ser contornados, a partir da cooperação na gestão pública, como acredito que as coisas podem funcionar.

Um ano de transição também no Governo Federal, que reflete no dia a dia, em um cenário ainda muito polarizado, mas que também se espera, que possa estar ao lado dos municípios, buscando cada dia mais elevar as condições de vida do brasileiro e do povo gaúcho. Que em 2023, apesar das intempéries, possamos sonhar mais alto e conquistar aquilo que desejamos, pessoal e coletivamente. Feliz Ano Novo!

(*) Paulinho Salerno é prefeito municipal de Restinga Sêca e presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Ele escreve no site às quintas-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo