Por Maiquel Rosauro
A primeira reunião da Comissão Representativa do Legislativo de Santa Maria, nesta quinta-feira (5), foi marcada pela despedida do vereador Ricardo Blattes (PT). O petista anunciou que está se licenciando do Poder Legislativo para assumir a direção do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Santa Maria não perderá um vereador, ganhará um dirigente no governo Federal”, afirmou Blattes.
O petista estava afastado da Câmara há mais de 70 dias devido a uma cirurgia no tendão de aquiles. Sua cadeira no Parlamento será ocupada pela primeira suplente no PT, a professora Helen Cabral, que já estava no lugar de Blattes, no final do ano passado, devido ao seu afastamento.
O petista afirmou que já está trabalhando junto com a equipe do Ministério da Justiça, embora aguarde os trâmites da nomeação. Ele deve viajar para Brasília no domingo (8).
“É razoável que as pessoas se endividem para comprar casas e automóveis. Mas já não é razoável que as famílias brasileiras tenham que pegar empréstimos para comprar comida, remédio e vestuário. Esse é um compromisso do presidente Lula e a nossa tarefa no Ministério da Justiça”, afirmou.
Os demais vereadores que usaram a tribuna após Blattes desejaram sucesso na empreitada. Destaque para a líder da oposição, Roberta Pereira Leitão (PP), que aproveitou para dar uma cutucada no colega.
Confira, abaixo, a reação dos parlamentares.
“Está nos deixando por uma causa melhor. Tenho certeza que fará um excelente trabalho e principalmente com uma dedicação especial por Santa Maria”.
Adelar Vargas – Bolinha (MDB)
“Esses dois anos que a vossa excelência esteve aqui em Santa Maria, tivemos alguns embates, debates. Tudo político! Mas admiro a sua inteligência e com certeza a região Central terá mais uma para nos representar lá no Governo Federal”.
Tony Oliveira (Podemos)
“É uma honra estar com o amigo nessa trincheira. Aprendi muito, principalmente, essa questão de defender sempre a bandeira, defender sempre a ideologia, defender sempre o que é correto. Parabéns e que em Brasília possa permanecer desta forma e tenho a certeza que assim será! Agora é um gestor de todos os brasileiros!”.
Paulo Ricardo Pedroso (PSB)
“Desejo ao vereador Blattes sorte em Brasília e que lá consiga efetivar, de verdade, tudo o que pretende, que não seja como foi nessa Casa, que pretendia fazer um planejamento estratégico, tanto bateu nisso quando seu partido teve a presidência e nada aconteceu. A Casa continua sem planejamento estratégico”.
Roberta Pereira Leitão (PP)
“Parabéns, Ricardo Blattes, por tu estar cumprindo uma missão pela qual nós lutamos muito. Desejo-lhe muito sucesso nessa missão. Certamente, tu estarás combatendo a fome que assola o Brasil”.
Marina Callegaro (PT)
“Tenho certeza da sua capacidade. Que vai desenvolver um ótimo trabalho lá em Brasília. Merecido! E espero mesmo que o senhor combata essa questão da alta dos combustíveis”.
Alexandre Vargas (Republicanos)
“Tivemos polêmicas, mas isso faz parte da democracia. Tive a oportunidade de, em alguns momentos, dar alguns conselhos. E tenho absurda certeza que não guardamos mágoa nenhuma. Desejo um trabalho sério, responsável e comprometido”.
Manoel Badke – Maneco (UB)
“Eu sei que o senhor conhece os caminhos do Legislativo e os de Brasília, porque lá já esteve e representou muito bem o seu papel. Eu sei que Santa Maria terá mais um grande representante”.
Luci Duartes – Tia da Moto (PDT)
Nova dupla sertaneja no Planalto, Sapo Dino e Caixa D’água. Comissariado de Policia do Capitalismo. Alas, Haddad queria acabar com desoneração dos combustiveis. Molusco com L., o honesto, assina medida no domingo, o que não basta tem que ser publicado (auditores na hora de cobrar não querem nem saber). Alguns estados aproveitam para aumentar ICMS. Quem é culpado da trapalhada? Os donos de postos de gasolina. Culpa é sempre dos outros. No mais, como é notorio, QI medio do Casarão caiu um horror. Alas, Helen não pode substituir o sujeito no cargo em BSB, obvio, logo substituição não é seis por meia duzia. Alas, Travessia Urbana saiu porque a candidatura de Helen ao paço municipal estava afundando. Não adiantou e a obra não ficou pronta. Falta quase um viaduto todo. Noticiam como ? ‘Falta 5%’. Se num avião faltasse a mesma porcentagem e fossem as turbinas ele não sairia do chão. Cursos de jornalismo da região deve ter uma disciplina ou duas, ‘Passar Pano I’ e ‘Passar Pano II’.