Por Vagner Benites / Ascom SPGG
Uma página que concentra indicadores socioeconômicos dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, exibidos de forma rápida e facilitada por meio de ferramentas gráficas. Assim é o Portal de Indicadores Municipais, lançado na quinta-feira (5) pelo governo estadual para auxiliar o acesso da população em geral a informações em nível municipal no Estado. Ao todo, o portal contempla 53 indicadores socioeconômicos, separados em seis áreas com os temas Idese (Índice de Desenvolvimento Socioeconômico), Economia, Educação, Saneamento, Saúde e Segurança.
A elaboração do portal foi coordenada no governo pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Departamento de Economia e Estatística (DEE), com apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), responsável pela construção da página. Os indicadores selecionados cobrem o período de 2010 a 2021, abrangem todos os municípios do Estado e serão atualizados anualmente pela equipe da Divisão de Dados e Indicadores do DEE.
Para 2023, a expectativa é de incorporação de novos dados a partir das informações do Censo 2022 que forem divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“O Portal de Indicadores Municipais é uma ferramenta viva, que precisa ser adaptada de acordo com a relevância das informações disponibilizadas nas fontes primárias. Os dados do Censo são de extrema importância para os municípios realizarem planejamento, acompanhamento ou mesmo avaliações de suas políticas públicas”, ressalta o pesquisador do DEE e coordenador do projeto de implantação do portal, Fernando Cruz.
Pouca gente ve. Erro.
Numeros oficiais sempre têm um erro. Alas, geralmente os numeros apresentados servem para nada e muita gente ve. Aldeia tem universidades/faculdades, faltam numeros e pesquisas. Exemplo? Quanto do orçamento da UFSM fica aqui na terrinha? Quais as oportunidades de empreendimentos? UFN media a inflação local, só.