CulturaDestaque

CIDADE. Documentário retrata histórias reais de famílias negras que lutaram pela liberdade em SM

Projeto é inspirado em tese de doutorado em história de egressa da UFSM

Da Agência de Notícias da UFSM / Com foto de Divulgação

Gravação iniciou em abril e vai a junho deste ano pelo projeto Negros Laços

Durante os meses de abril, maio e junho de 2025, o projeto Negros Laços realiza a gravação do curta-documentário homônimo, que retrata histórias de famílias negras que viveram a escravidão e a luta pela liberdade em Santa Maria. O curta é inspirado na tese de doutorado da historiadora Franciele Oliveira (egressa do PPGH UFSM), que, ao lado de Jonatan Pach, assina o roteiro do filme sob a direção de Theodor Gonçalves, fundador da Monifa Studio Criativo. O projeto é financiado pela Política Nacional Aldir Blanc, Edital n° 002/2024 – Artes e Economia Criativa.

No documentário, uma sábia voz ancestral, interpretado por Alcione Flores do Amaral, se dedica a contar, em detalhes, as histórias de três famílias negras, que viveram em Santa Maria em meados do século XIX até a segunda metade do século XX. A narrativa é cruzada pelos próprios depoimentos de seus descendentes, hoje idosos, que compõem a geração de bisnetos da última geração de pessoas escravizadas e netos de nascidos de Ventre Livre. A denúncia da escravidão, a exaltação às famílias escravistas e o apagamento das histórias de famílias negras na cidade são pontos centrais de reflexão da trama.

Entre as famílias acompanhadas pelo curta estão o casal José Francisco do Nascimento (1859 – 1936) e Inocência Maria Joaquina (1873 – 1961), responsáveis pela reconstituição da Irmandade do Rosário; a história de Ana Assis de Oliveira (1869-1917), escravizada pelo Major Duarte e a história de Mathilde dos Santos (1857-1916), filho dos africanos Domingos e Maria, escravizados pela família Niederauer.

Negros Laços pretendem apresentar uma AfroSantaMaria. Permitindo conexões entre passado/presente/futuro e fazendo o público reelaborar as memórias da escravidão e da resistência. O lançamento da obra está previsto para o segundo semestre de 2025.

As gravações e demais fases de produção do documentário podem ser acompanhadas pelo perfil @curta.negroslacos.

Equipe Curta-metragem Negros Laços

Direção: Theodor Gonçalves
Assistente de direção: Polyana Flora
Produção: Theodor Gonçalves
Coprodução: Franciele Oliveira
Roteiro: Franciele Oliveira e Jonatan Pach
Elenco: Jéssica Silva, Angela Souza, Leandra Souza, Vinicio do Carmo, Alcione Flores do Amaral, Gabriel Reolon, Jonatan Pach
Direção de fotografia e edição: Marcos Oliveira
Direção de Arte: Nigor
Design de marca: Bernardo Guterres
Contadora: Patricia Cimadon
Apoio de pesquisa e produção: Guilherme Pedroso
Apoio de produção: Marta Nunes
Intérprete de Libras: Carine Martins Barcellos

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo