Por Gilberto Ferreira / Especial para o Site
E, lógico, tinha que ser no esporte…
O ano era 1996, o prefeito de Faxinal do Soturno era Célio Chelotti e em Brasília residiam dois dos seus irmãos, Vicente Chelotti (à época Diretor da Polícia Federal) e Paulo Chelotti (à época Agente da Polícia Federal e segurança do então presidente Fernando Henrique Cardoso, hoje vereador em Faxinal do Soturno).
O sonho do então prefeito era a construção de um ginásio de esportes na sua comunidade, a de Santos Anjos. Paulo sabendo do sonho do irmão, e com a proximidade de alguns agentes públicos decidiu colaborar.
Como Paulo era amigo de um dos assessores direto do Ministro do Esporte (da época), Edson Arantes do Nascimento, durante um intervalo de uma partida de futebol, na Granja do Torto, em Brasília, Paulo decidiu revelar o sonho do irmão e prontamente foi atendido pelo assessor que levou o pedido até o Ministro.
Edson Arantes do Nascimento atendeu a solicitação e envioupara Faxinal do Soturno um valor de R$ 156 mil. O prefeito Célio mobilizou toda a equipe na elaboração do projeto, o engenheiro era Paulo Pio Soldera, o secretário de obras era Euclides Benetti (Kide Benetti) e em cerca de seis meses o ginásio estava pronto e foi inaugurado no dia 30 de dezembro de 1996.
Segundo o atual presidente do Esporte Clube Imperial, Flávio Chelotti, ex vereador de Faxinal e primo dos outros Chelotti citados anteriormente, o ginásio atualmente está passando por reformas, através de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Afonso Hahn (solicitada pelo vereador Paulo Chelotti) e deverá ser reinaugurado em abril deste ano.
Hoje a comunidade relembra, com orgulho, este feito do Rei do Futebol para uma comunidade do interior de um município gaúcho e que surgiu durante uma partida de futebol.
Pelé nunca esteve em Faxinal do Soturno, mas o seu legado no esporte jamais vai ser esquecido neste município.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.