DestaquePolítica

POLÍTICA. Pedetista Matheus Leão empossado na presidência da Câmara de Vereadores de São Sepé

Terceira geração de uma família de políticos assume o comando do Legislativo

Vereador pedetista Matheus Leão assumiu o cargo que já foi ocupado por seu pai e também por seu avô (Foto Divulgação)

Por Mateus Friedrich Barreto / Da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de São Sepé

Em sessão solene realizada no plenário Gaspar Martins, na noite de segunda-feira, 2, o vereador Matheus Leão (PDT) foi empossado presidente da Câmara para o exercício de 2023. A mesa diretora é também composta pela vice-presidente Zilca Camargo (PDT) (que transmitiu o cargo da presidência), secretário Marcelo Santos (PP), 2º secretário, Marcelo Neves (MDB) e 2º vice-presidente, Maninho Pinto (MDB). No ato solene ainda foram empossadas as seis comissões permanentes do legislativo, que são responsáveis por receber e analisar os projetos de lei antes de serem votados em plenário.

No primeiro discurso como presidente, Matheus fez destaques para a harmonia entre os poderes no município. “Para que os resultados fossem positivos aqui na Câmara, tivemos essa equação: diálogo e solução. É dessa forma que eu acredito que é possível construir uma história voltada para coletivo e que atenda as reais necessidades das pessoas”, afirmou.

Matheus também falou sobre a expectativa da condução dos trabalhos em 2023 na Câmara, voltado para o princípio da participação popular. “Quero aqui destacar que temos de deixar de ser a Câmara do Eu para sermos a Câmara do Nós. E isto não é apenas uma metáfora, mas passa pelo princípio da coletividade desta casa legislativa”, destacou.

Por fim, o novo presidente falou aos vereadores presentes em plenário sobre a importância de reverenciar o trabalho dos parlamentares no legislativo. “Precisamos respeitar os ritos, dando voz a cada vereador, tornando o processo de decisão mais participativo e democrático, portanto, mais transparente. Porque esta casa é quem deve falar e o presidente deve dizer apenas o que a maioria que esta casa pensa. E não apenas o que ele pensa”, finalizou.

O prefeito João Luiz Vargas acompanhou a transmissão de cargo em plenário. Matheus Leão será presidente até o dia 31 de dezembro de 2023.

Terceiro da família

Ao ocupar a presidência da Câmara de Vereadores, Matheus Leão marca um feito histórico na política do município. Pela primeira vez o legislativo terá três gerações da mesma família na galeria de presidentes.

Isto acontece porque o avô de Matheus, o político João Galvão, foi presidente em 1968 e depois, em 1981 seu pai, Paulo Leão, assume a presidência por dois anos. O fato simbólico registra um momento importante da história política, como sendo inédito. Além disso, Matheus é filho da ex-vereadora Tânia Leão e sobrinho do ex-vice prefeito Zezinho Leão.

No seu discurso, Matheus fez questão de começar saudando seus pais e lembrando este feito. “Meus pais me ensinaram desde muito cedo que na política é possível trabalhar com honestidade, seriedade e principalmente dialogando com as pessoas”, afirmou o presidente, que falou também do orgulho que sente por isso. “Com estes exemplos que tive no meu berço político, posso hoje afirmar que tenho noção do tamanho e a dimensão da responsabilidade que os vereadores me delegaram para presidir esta casa pelo próximo ano”, disse.

No plenário, emocionados, os pais Paulo e Tânia acompanharam a cerimônia, bem como o irmão Giordano e a namorada Raquel Tombesi, que assistiram o jovem vereador tomar posse na presidência da Câmara de São Sepé.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo