Por Maiquel Rosauro
A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Luizinho De Grandi, na Cohab Santa Marta, foi interditada pela Prefeitura de Santa Maria. O prédio apresenta inúmeras rachaduras. Os alunos serão realocados para outras instituições de ensino, enquanto que a estrutura da escola deverá ser demolida.
Em nota enviada ao Site, a Prefeitura relata que o prédio foi totalmente interditado para evitar futuros acidentes.
“Por medida preventiva de segurança, os estudantes serão realocados em outro espaço, dentro da mesma região, a ser comunicado às famílias no próximo dia 15, com local e horário a ser informado pela direção da escola”, diz o Executivo.
O objetivo da Prefeitura é demolir o prédio, porém o processo terá que passar por uma licitação e o prazo é incerto.
Em nota, o Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm) demonstrou ser favorável à construção de uma nova escola.
“A construção de um novo prédio e a realocação de turmas e professores, como medida emergencial, traz a perspectiva de solução no médio prazo, mesmo que cause transtornos no curto prazo”, diz Sinprosm.
Confira a nota da Prefeitura:
A partir do Laudo Estrutural para Prédio Escolar Público, emitido pela Secretaria de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos em 10 de fevereiro de 2023, a Secretaria de Educação comunica que o prédio da EMEI Luizinho de Grandi está interditado em sua totalidade de modo a evitar futuros acidentes que coloquem em risco a vida de crianças, professores, diretores e demais integrantes da escola.
Por medida preventiva de segurança, os estudantes serão realocados em outro espaço, dentro da mesma região, a ser comunicado às famílias no próximo dia 15, com local e horário a ser informado pela direção da escola.
A Secretaria de Educação está tomando todas as providências em caráter emergencial a fim de garantir o direito de aprendizagem de todas as crianças. Informa-se também que todas as decisões estão sendo discutidas com a equipe gestora da EMEI.
Veja a manifestação do Sinprosm:
Vamos mudar o nome da aldeia para Tapera do Sul.