DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. Na volta às aulas na rede municipal, Prefeitura exalta obras que acontecem em escolas

São 20 mil alunos em 80 estabelecimentos de educação infantil e fundamental

Pais e mães levando seus filhos às escolas para o primeiro dia de aula, nesta quinta-feira, dia 23 (Foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), deu início, nesta quinta-feira (23), ao ano letivo para os alunos das 80 escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) com a recepção de professores, funcionários da área e cerca de 20 mil alunos, sendo 6 mil na Educação Infantil e, aproximadamente, 14 mil no Ensino Fundamental. Para receber a comunidade escolar, o prefeito Jorge Pozzobom visitou algumas escolas do Município.

“Eu reforço que a Educação é prioridade da nossa gestão, não no discurso, mas na prática. Ainda estamos enfrentando as consequências da pandemia, que segue aí, mais controlada, mas ainda aí. No período da pandemia, tivemos aumento no número de alunos na Rede Municipal de Ensino e estamos trabalhando da melhor forma possível para atender a todos que buscam nossas escolas municipais. Desejo a todos um ótimo ano letivo em 2023 e garanto que vamos seguir investindo na Educação”, destacou o chefe do Executivo durante visita à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dom Antonio Reis.

Em todas as escolas em que Pozzobom passou, diretores, professores, funcionários e alunos receberam o prefeito, destacando as melhorias nas escolas e como o Governo Municipal tem colaborado para a Educação. Na ocasião, o prefeito não apenas deu as boas-vindas, mas prestou contas do trabalho prestado e dos novos desafios que virão.

A secretária de Educação, Lúcia Madruga, celebra as obras em andamento de novas escolas e está otimista que o ano letivo de 2023 será muito exitoso para a Rede Municipal. 

“As expectativas com o início do ano letivo de 2023 são as melhores possíveis, pois este é o ano de concretizar os avanços da Rede Municipal de Ensino. Há, pelo menos, sete grandes obras em andamento que vão revigorar a estrutura da Educação Municipal. Além das questões estruturais, a Smed trabalha na qualificação da prática pedagógica por meio da capacitação técnica para gestores, professores e servidores e a partir dos indicadores de aprendizagem dos estudantes no período de pandemia. O processo de formação dos profissionais da educação, associado com a avaliação dos estudantes, é uma estratégia que visa à garantia do direito de aprendizagem e à redução das desigualdades entre os estudantes da RME”, salientou a titular da pasta.

O Executivo Municipal tem aproximadamente 2,7 mil pessoas atuando na Educação, sendo cerca de 1,7 mil professores, além de outros 257 servidores, 230 profissionais terceirizados e 485 estagiários. A Rede Municipal conta com 80 escolas, sendo 54 de Ensino Fundamental, 24 de Educação Infantil, uma de Aprendizagem Industrial e uma Escola de Artes. Das 80 instituições de ensino da rede, 10 são escolas rurais ou do campo.

REDE MUNICIPAL DE ENSINO (RME)

São 80 escolas:
– 54 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs)
– 24 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs)
– 46 Escolas Municipais atendem em turno integral
– Entre EMEFs e EMEIs, 10 são escolas rurais ou do campo
– Uma é Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI)
– Uma é Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet)

Mais de 20 mil alunos atendidos:
– 6 mil na Educação Infantil
– 14 mil no Ensino Fundamental, dos quais cerca de 600 são da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Mais de 2 mil funcionários:
– 1.730 professores
– 257 servidores públicos
– 230 terceirizados
– 485 estagiários

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo